terça-feira, fevereiro 14, 2012

Quando a realidade é mais estranha do que a própria ficção

clip_image001

Foi há cerca de 20 anos que Bill O’Neill encontrou, quase que por acaso, um estranho grafito com a mensagem mais estranha que se possa imaginar: “Ideia de Toynbee para um filme de Kubrick 2001: ressuscitem os mortos no planeta Júpiter”. Este texto, completamente incoerente, não é de estranhar nos Estados Unidos da América: este é um país que está cheio de artistas marados, pensadores bizarros e doidos para todos os gostos. Além disso, os americanos adoram surpreender o público com as imagens e grafitis mais tresloucados. Não. O que causou estranheza em Bill O’ Neill foi descobrir que as ruas da sua cidade (Filadélfia) estavam carregadas destas esquisitas mensagens, todas elas dizendo praticamente o mesmo.

Intrigado, Bill criou um site dedicado a estes desenhos, conhecidos por Toynbee tiles (azulejos do Toynbee, em Português livre). O seu objetivo consistia em procurar pessoas que, tal como ele, também tivessem encontrado na sua cidade uma destas mensagens. Os resultados foram misteriosos e intrigantes: não só praticamente todas as cidades dos Estados Unidos da América estão carregadas destes grafiti como – e isto é de arrepiar – estão espalhados por todo o continente americano: Brasil; Chile, Argentina e muitas outras nações também foram agraciadas com estes bizarros desenhos! Para terem uma ideia de quantos grafiti foram encontrados, acedam a este site, onde estão listados todos os lugares em que os mesmos foram achados.

Mas quem é este tal de Toynbee? Por que motivo anda a espalhar estes desenhos pelas ruas de todo o mundo? Porquê a sua obsessão pelo realizador Stanley Kubrick e o seu filme 2001, Odisseia no Espaço? O que é que ele quer dizer com “Ressuscitar os mortos no planeta Júpiter”?

clip_image003

Para tentar responder a este incrível mistério o realizador Jon Foy meteu mãos à obra e realizou um documentário. Não é uma sombra, não é um fantasma. Alguém algures anda a espalhar estas mensagens e eu penso que já descobri quem é, confessou numa das suas entrevistas. Tal como Bill O’Neill, Jon Foy também anda obcecado por esta história, e há mais de dez anos que anda a investigar a verdadeira identidade deste louco ou visionário. O resultado foi um documentário premiado no festival de Sundance.

Há casos em que a realidade é bem mais estranha do que a ficção…

Documentário Resurrect Dead, trailer (sem legendas)

Imagens retiradas daqui e daqui

1 comentário:

Mariza disse...

...ainda há gente com criatividade...