sábado, fevereiro 18, 2012

E que tal uma viagenzita virtual às grutas de Lascaux?

 

clip_image002

Nesta época de crise mundial, não há nada como exercitarmos a nossa imaginação sem termos que pagar um único tostão. Viagens ao estrangeiro, neste momento, estão fora de questão para muitos portugueses, europeus e até norte-americanos. No entanto, existe uma excelente maneira de darmos umas boas voltinhas a preço grátis.  Estamos, é claro, a falar dessa coisa fabulosa que é a literatura e a arte e, neste caso em particular, referimo-nos às viagens virtuais.

E quando se fala de simulações virtuais, os grandes campeões não são nem os norte-americanos nem os japoneses. São os franceses. Com efeito, estes têm sido, desde muito cedo, verdadeiros pioneiros neste tipo de arte digital, e o jogo Versailles 1685, publicado em 1995 pela já extinta editora Cryo, teve direito a notícias de primeira página em tudo quanto era revistas e jornais decentes. O jogo tinha como objetivo descobrirmos os verdadeiros culpados de uma intriga real no palácio de Versailles, e foi a primeira vez que se viu uma verdadeira tour quase a três dimensões. De facto, quem tenha jogado este jogo deve ter tido uma sensação de dèjá vu ao visitar fisicamente este espaço, meses ou anos mais tarde (poderão dar uma espreitadela ao jogo aqui ).

clip_image004

Mas este artigo é dedicado a outro toque de génio: uma visita virtual às grutas de Lascaux, na França. E, senhoras e senhores, preparem-se para um belo passeio: é que não só ficamos com a sensação de estarmos efetivamente lá como, mais importante ainda, clip_image006aprendemos mil e uma coisas sobre este local histórico. Afinal, quando se trata de divulgar a cultura e a História, os franceses não jogam em serviço.  

Este site também foi realizado em homenagem a Norbert Aujoulat (foto), um historiador e arqueólogo francês, que dedicou toda a sua vida à divulgação e preservação destas gravuras milenares, e que faleceu no ano passado.

Este passeio virtual pode ser visto de momento nas línguas francesa, inglesa, alemã e espanhola. Aguardam-se futuras traduções de outros idiomas (não sabemos se o português está incluído. É possível que sim, pois as ligações culturais entre o povo francês e o povo português duram já há uns bons séculos).

Todas as imagens aqui expostas foram retiradas do link acima mencionado, através da ferramenta de recorte do Windows.

Sem comentários: