terça-feira, dezembro 14, 2010

O Tangram e a Matemática !

O Tangram é um puzzle (quebra-cabeças) chinês muito antigo, formado por 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo). Os triângulos são rectângulos isósceles e têm três tamanhos diferentes: dois grandes, um médio e dois pequenos. Os ângulos agudos do paralelogramo medem clip_image0024 e o lado menor mede o mesmo que o lado do quadrado.clip_image004

 Com as suas peças podemos formar várias figuras, utilizando-as todas e sem as sobrepor.

Há várias versões sobre a origem do Tangram mas parece aceitar-se que o jogo surgiu na China em finais do século XVIII, onde se popularizou.

Não se sabe ao certo como surgiu o Tangram, apesar de haver várias lendas sobre a sua origem. Uma diz que uma pedra preciosa se desfez em sete pedaços, e com elas era possível formar várias formas, tais como animais, plantas e pessoas. Outra diz que um imperador deixou um espelho quadrado cair, e este se desfez em 7 pedaços que poderiam ser usados para formar várias figuras. Segundo alguns, o nome Tangram vem da palavra inglesa "trangam", de significado "puzzle". Outros dizem que a palavra vem da dinastia chinesa Tang, ou até do barco cantonês "Tanka", onde mulheres entretinham os marinheiros americanos. Na Ásia o jogo é chamado de "Sete placas da Sabedoria".

No âmbito da disciplina de Matemática, módulo B5-Jogos e Matemática, os alunos do curso Técnico de Organização de Eventos, ilustraram algumas passagens de contos infantis, com imagens construídas com as peças do Tangram.

 

 
 

 

1 comentário:

Mariza disse...

Muito interessante. A China está cheia destas coisas requintadas. Só os Orientais conseguem imaginar estas formas de Arte e Lógica.