segunda-feira, janeiro 16, 2023

Livro(s) da Semana – Coleção Os Livros estão loucos!

 

No ano de 2023, já assistimos a muitos “recontos” de histórias que pertencem ao nosso imaginário, e essa prática é hoje conhecida pela palavra inglesa “reboot”: novas versões da Guerra das Estrelas, novas versões dos Ghostbusters, novas versões do Rei Artur, novas versões do Senhor dos Anéis, do Rei leão e da Bela e do Monstro… Recontar uma história e “modernizá-la” está hoje muito na moda. O problema é saber contá-la.

Com efeito, não basta apenas pegar num universo antigo e dar-lhe uns pozinhos de modernidade. É preciso – acima de tudo – captar as audiências mais novas, ao mesmo tempo em que se presta homenagem a esse antigo imaginário ou obra clássica. Não vale a pena recontar a história do Harry Potter se esse universo for completamente reformulado, ao ponto de se tornar irreconhecível. Para que um reboot/reconto resulte, tem que existir respeito e amor por aquilo que já foi feito. Ora, a coleção Os livros estão loucos foi criada precisamente para incentivar as gerações mais jovens a reencontrar as grandes obras clássicas, sem que estas não sejam alteradas na sua essência.

Vários autores foram chamados para recontar grandes clássicos da literatura moderna, mas, desta vez, fizeram-no em jeito de brincadeira, usando um linguagem moderna e “tipo aos jovens”, como eles próprios o afirmam. Eis uma maneira muito engraçada de motivar as massas a ler: brincando com os clássicos.

Temos seis exemplares desta coleção. Estão à vossa espera!

 

Imagem retirada de: https://insensatez.blogs.sapo.pt/os-livros-estao-loucos-189537

Sem comentários: