segunda-feira, janeiro 30, 2023

Exposição Arquivos, uma memória viva

 


Foi graças ao entusiasmo da nossa colega Laura Sarroeira que a nossa biblioteca teve acesso a uma cópia fac-simile de uma edição muito antiga de um jornal da nossa região: pertence ao ano de 1903, “Alentejo” ainda se escrevia com “M”… e descobrimos que possivelmente um antepassado da família do nosso Diretor de Agrupamento estava a exercer o cargo de presidente da Câmara! Escusado será dizer que lemos com um imenso prazer esta pequenina joia do passado e estamos ansiosos para descobrir mais.

Tudo isto vem a propósito da exposição que se encontra em Serpa até ao dia 5 de fevereiro: Arquivos, uma memória viva é uma pequena mostra que, segundo o site da própria Câmara Municipal de Serpa, trata-se de uma exposição documental promovida pela CIMBAL – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, através da Rede de Arquivos Municipais, que conta com a participação dos 13 municípios que a integram e a curadoria do professor Florival Baiôa Monteiro). Cada um dos municípios especializou-se num tema apenas, por isso esta mostra não é muito extensiva, e pode ser vista e apreciada no arquivo municipal de Serpa, das 10 h até às 17 h.

Para quem adora “velharias”, esta é uma excelente oportunidade para dar um saltinho à exposição, e tomarmos contacto com as raízes do nosso passado. Deixamos aqui um cheirinho do jornal antigo que a nossa colega nos ofereceu, e nem sequer faltam os deliciosos anúncios do tempo dos “nossos avós”!

Imagem retirada do site acima mencionado.



Sem comentários: