sexta-feira, janeiro 20, 2023

Celebração do centenário do nascimento de Eugénio de Andrade na BE, com o Eco-Escolas.

 

No dia 19 de janeiro de 2023, hasteou-se a bandeira verde do projeto Eco-Escolas, coincidindo com o centenário do nascimento de Eugénio de Andrade. Assim, para celebrar ambos os acontecimentos, houve uma apresentação do vídeo “Polar Bears in Beds of Roses”, no qual se mostra a coreografia e música originais elaboradas pelos alunos da escola, isto de acordo com a letra proposta num dos desafios de 2021/2022 do projeto Eco-Escolas e apresentada em Valongo no ano passado, onde os representantes da Escola Secundária de Serpa receberem o prémio de 2º lugar do 3º escalão. Esta apresentação teve lugar no átrio do bloco A da Escola Secundária de Serpa, mesmo em frente à Biblioteca Escolar, onde teve lugar a segunda parte da tarde: a celebração do centenário do nascimento de Eugénio de Andrade no nosso “Jardim das Palavras”.

O clube de teatro da nossa escola, o (En)Cena, e o Clube de Leitura, sob a supervisão da professora Maria João Brasão, organizaram uma tertúlia, que iniciou com a leitura encenada de alguns poemas do autor citado, e terminou com uma leitura em voz alta de vários outros poemas escolhidos pelos alunos das turmas 11º C e 12º C. Esta tertúlia teve também a participação de um aluno da Academia Sénior, que deu voz e corpo a Eugénio de Andrade. 

Esta encenação foi poderosa e apaixonante, mas o seu impacto foi largamente aumentado, graças à extraordinária decoração do espaço da biblioteca, da autoria dos alunos do Clube das Artes e dos professores Maria Ana César e professor Roberto Lopes.



Deixamos aqui a gravação integral desta tertúlia, para quem não pôde estar presente e para quem deseja rever este momento mágico. Entretanto, o nosso "Jardim das Palavras" fica à espera de mais visitantes. Visitem-nos!


Parte 1:

https://photos.app.goo.gl/neqw73AHTgWS5SBC9

Parte 2:

https://photos.app.goo.gl/Yz9jMuQbLkGkXbASA

Sem comentários: