quinta-feira, dezembro 17, 2020

Tempo do Desassossego

Hoje, no espaço do CIA, a turma 12º C agraciou os colegas do 12º A, 12º B e 10ºC com a presença de Fernando Pessoa. E não só: Alberto Caeiro, Ricardo Reis, Álvaro de Campos, Bernardo Soares, entre outros Fernandos Pessoas, também marcaram presença no encontro.


Esta iniciativa partiu de um Domínio de Autonomia Curricular (DAC), sobre o tema do Tempo, da turma 12ºC e envolveu todas as disciplinas. O Tempo do Desassossego foi o culminar deste DAC no âmbito da disciplina de Português, na qual se dramatizaram/declamaram diversos poemas de Fernando Pessoa e seus heterónimos, como podemos ver no excerto seguinte.




Concluída a apresentação, os presentes foram desafiados a falar um pouco sobre a sua própria experiência de leitura de Fernando Pessoa. Finalmente, os apresentadores falaram um pouco mais sobre as diversas personalidades associadas à poesia de Pessoa, sobre os diversos temas que cada um dos heterónimos aborda na sua escrita e, obviamente, sobre o Livro do Desassossego, assinado por Bernardo Soares, que tanto tem a ver com os tempos de verdadeiro Desassossego em que vivemos...







Sem comentários: