sexta-feira, dezembro 04, 2020

Atividades com o livro "A minha avó tem Coronavírus!"

 


O tema é incontornável. Palavras como "Pandemia", "COVID", "COVID-19", "Coronavírus" passaram a fazer parte do nosso dia-a-dia neste ano tão atípico de 2020. Como explicar o tema aos mais pequenos? Como explorar de forma didática, de forma a prevenir o perigo, a fomentar a prevenção, sem entrar em pânico ou causar medo nas crianças?




"A minha avó tem Coronavírus!" é um conto dirigido aos mais pequenos, que tenta dar resposta a estas questões. Foi com esse intuito que as professoras Isabel Pereira e Margarida Soares, nas escolas primárias de Vila Nova de São Bento e Vila Verde de Ficalho, respetivamente. Desde já, queremos agradecer-lhes pelo seu trabalho junto dos alunos, e pela gentileza de nos terem agraciado com fotos e vídeos das atividades. Podemos ver, no vídeo seguinte, um pequeno excerto de uma das sessões da professora Isabel Pereira.


Os trabalhos elaborados pelos alunos, após a leitura do conto, incluíram a reflexão, o debate oral, mas também trabalhos como os que se anexam:



Os interessados poderão descarregar a versão completa do livro aqui. Obrigado a todos os envolvidos, alunos e professoras, pelo empenho na atividade, e um muito obrigado às professoras titulares das turmas pela vossa disponibilidade em colaborar com a equipa das bibliotecas escolares do agrupamento.




Sem comentários: