quarta-feira, março 23, 2011

Uma Palavra E Uma Garfada

 

Estão muito na moda os romances ligados ao sexo, amor e comida. Apresentamos aqui dois que já fizeram história.

clip_image001 A Festa de Babette, de Karen Blixen

Este conto narra a lindíssima história de Babette, uma cozinheira de cinco estrelas. Por causa da Revolução Francesa, vê-se obrigada a fugir para a Dinamarca, e refugiar-se numa pequena aldeia terrivelmente Cristã e super-religiosa. Apesar de tudo, acolheram-na com muito amor e protegeram-na durante os anos críticos na França. Por isso mesmo, Babette sente-se no dever de agradecer a toda esta admirável gente. E a melhor maneira de o fazer é recompensá-los… com um gigantesco e extremamente caro banquete. Obviamente que a reacção da população é de choque: não será um pecado supremo gastar tanto dinheiro em comida e bebida? Por um lado não querem magoar Babette, por outro também não querem prescindir das suas convicções religiosas. Por isso, combinaram entre si comparecer à festa, mas…

Mal sabem a surpresa que irão ter, quando experimentarem a primeira garfada…

 

clip_image002 Chocolate, de Joanne Harris

Para quem não leu ainda este livre, e não viu o filme, a história passa-se na pequena cidade francesa de Lansquenet-Sous-Tannes. Os habitantes desta vila, muito religiosos, fechados, e à mercê de um padre e de um “xerife” ultra-conservadores, vêm a sua vida dar uma reviravolta com a chegada de Viane Rochet e sua filha, Anouk. Meio feiticeira, meio fada, ela abre uma loja especializada em chocolates finos bem na frente da igreja. Esses chocolates não provocam só o paladar dos moradores: liberam paixões e desejos reprimidos, e o padre da cidade acredita que são demoníacos. A situação piora quando Viane anuncia que fará um festival do chocolate bem no dia de Páscoa, e o padre, temendo sua perda de influência na cidade, decide acabar com tudo. Se ele conseguiu ou não, só lendo o livro (ou vendo o filme) para descobrir!

Citação retirada daqui

A Senhora Das Especiarias, de Chitra B. Divakaruni

clip_image003 Tilo é uma emigrante da Índia que mora nos Estados Unidos, cidade de Nova Iorque. Não é bonita e já está a entrar numa idade que se aproxima da velhice. Porém, possui um poder muito especial: é uma espécie de fada/maga que consegue curar todos os problemas do mundo (excepto a morte). Sabe que especiarias são certas para acabar com um problema entre marido e mulher; sabe qual é a combinação certa para restituir a alegria a alguém, atrair um namorado, arranjar um emprego, curar uma criança. Todavia, não há bela sem senão: no dia em que apaixonar e se entregar a um homem, perderá todo o seu poder.

Durante muito tempo, Tilo viveu bem consigo mesma e a sua vida solitária. Mas a chegada de Raven, um belo homem americano, irá abalar as suas convicções. Está na hora de tomar uma decisão: abandonará a sua gente e os seus poderes para, egoisticamente, viver a sua vida? Ou não será já tempo de dar tempo à sua felicidade, já que fez tanto por tanta gente?

Imagem do filme retirada daqui

2 comentários:

Anónimo disse...

Excelente livro e um filme maravilhoso! Leonor

Mariza disse...

Foi um dos filmes mais ternurentos que já vi. E, vá-se lá saber porquê, fico sempre com fome de cada vez que o vejo.