quarta-feira, setembro 16, 2009

Tenha Medo, Tenha Muito Medo!!!!!!

 

clip_image002 Já se sabe como é que as coisas funcionam em Portugal: se não forem os “carolas” do costume, bem podemos ficar a ver os navios passar. E quando se trata de editoras de livros… Bom… O panorama está mesmo de meter medo.

Se não acreditam naquilo que estamos a dizer, então acreditem na escritora e cronista Inês Pedrosa. Numa das suas crónicas da revista Ler, esta grande senhora relata um facto real caricato: há uns meses atrás, um engraçadinho decidiu pregar uma bela partida aos presidentes das nossas queridas editoras. Pegou numa das grandes obras-primas da literatura portuguesa, a obra Até ao Fim de Vergílio Ferreira, mudou o nome do livro e das personagens e enviou o falso manuscrito às supostas “divulgadoras da cultura”, só para saber se este fabuloso romance seria aceite ou não. Resultado: todas as editoras, todas elas (!) recusaram publicá-lo, afirmando que “não era vendável”. Pior ainda, nem sequer reconheceram o livro que estavam a ler! Já tínhamos aqui dito, há cerca de uns três meses atrás, que as livrarias do nosso país estão reduzidas a romances light, obras de auto-ajuda e histórias de famosos. Agora já sabemos porquê: não é que não existam escritores com talento. O que não existem mais são editoras com visão.

Mas lá que ainda sobram algumas, isso é verdade: a Relógio de Água, a Assírio e Alvim e a Saída de Emergência são três grandes senhoras da cultura, cada uma delas especializada em vários estudos e géneros: a primeira é conhecida sobretudo por dar preferência à Filosofia, Antropologia entre outros saberes, a segunda sempre teve um carinho especial pela poesia e a terceira aborda as grandes obras da literatura fantástica. E se não fosse a Saída de Emergência, muitos leitores de hoje nunca teriam ouvido falar de um dos maiores mestres da literatura de terror: Howard Phillips Lovecraft.

clip_image004H.P.Lovecraft conseguiu a proeza extraordinária de influenciar uma enorme quantidade de escritores e artistas como, por exemplo, Stephen King, Umberto Eco, Jorge Luis Borges, Clive Barker, Tim Burton, Peter Jackson, John Carpenter, Chris Carter (o criador da famosa série Ficheiros Secretos) e até J.R.R.Tolkien. E, no entanto, custa a acreditar que tenha morrido por volta dos quarenta anos quase ignorado pelo mundo inteiro. Para sermos sinceros, ainda hoje este grande escritor é considerado um “autor de culto”, lido por um bando de “iluminados” ou “aluarados”, como preferirem chamá-los. E se não fosse um pequeno e quase anónimo grupo de ferozes fãs, que decidiram, durante as suas vidas, publicitar os contos e poemas do seu ídolo, hoje o legado literário deste grande mestre do terror estaria provavelmente esquecido nos caixotes de uma empoeirada loja alfarrabista.

Temos, portanto, que agradecer à “carolice” de um professor da Universidade Lusófona, José Manuel Lopes, por se ter dado ao trabalho de traduzir um gigantesco número de contos para a nossa língua. Neste estranho e fascinante “passatempo”, acompanharam-no um grupo de estudantes, convertidos ao sinistro e arrepiante mundo de Lovecraft, e, a reboque, o vocalista dos Moonspell também nos oferece uma mãozinha para completar o terror absoluto. Pois este é um mundo onde as sombras de um passado, ainda mais longínquo que o passado dos dinossauros, ainda faz enlouquecer os habitantes do nosso presente. E, pelos vistos, os portugueses parecem adorar o medo. É que a série Os Melhores Contos de Lovecraft já vai no quarto volume!

Preparem-se, portanto, para terem medo de dormir. Depois de lerem contos como O Despertar de Chtulhu, a Criatura na Soleira da Porta, A Sombra sobre Innsmouth e, sobretudo, A Sombra Vinda do Tempo, a vossa ideia do que é a realidade nunca mais será a mesma! Aliás, como o próprio Índice destes livros deixa bem claro,

NOTA IMPORTANTE:

OS EDITORES NÃO SE RESPONSABILIZAM POR MANIFESTAÇÕES DE INSANIDADE OU TENTATIVAS DE SUICÍDIO INDUZIDAS PELA LEITURA DESTA OBRA.

Se querem saber mais da obra deste escritor consultem:

http://intergalacticrobot.blogspot.com/2007/05/os-melhores-contos-de-howard-phillips.html

Boa leitura… E tentem dormir bem…

Ilustração retirada de: http://dreamhours.com/news.htm

1 comentário:

Galadriel disse...

Leiam «A Casa Maldita», no 3º volume da colectânea, mas não à noite...