sábado, setembro 19, 2009

Jazz Para Totós

clip_image001clip_image003

Pois, é aquela “música esquisita”, não é? Uns tipos a “martelarem” num piano ou a largarem sons muito alienígenas de um saxofone e de um trompete, com uns cantores à mistura a fazerem uns bizarros malabarismos vocais…

Olha, por acaso, até gosto, soa bem… Mas não percebo nada, só sei dizer se o som me agrada ou não. Quem está a tocar? O Chet Baker? Importa-se de soletrar? Qual é o nome do cd (e saca-se de uma caneta e de uma folhinha do bloco de notas)?

clip_image005Não se preocupem, não são os únicos a terem estas reacções. Segundo José Duarte, o grande entendido da música Jazz deste país, a esmagadora maioria dos portugueses vai a concertos deste género musical ou para se fazerem de finos ou porque agora está na moda e soa muito bem dizermos que percebemos “da coisa” ou então porque, simplesmente, sentimos curiosidade e queremos ouvir novos sons. Mas praticamente ninguém sabe ver a diferença entre o Swing, o Cool Jazz e o Free Jazz e Praticamente ninguém consegue identificar o trompete de um Miles Davis ou de um Art Farmer, entre outros exemplos.

Foi por isso mesmo que José Duarte concebeu um lindíssimo “livrito”, “livrito” este que é claro, objectivo, muito bonito e completo. Ideal para aqueles que se querem aventurar neste território, sem terem que procurar uma agulha no palheiro (a música Jazz é um verdadeiro mundo!) e, de caminho, aprenderem algumas lições básicas deste género musical.

Por isso, José Duarte esteve hoje em Serpa, no espaço VOL. Uma multidão aconchegante aguardava-o e ouviu atentamente histórias do Jazz e da sua vida. Elogiou o povo de Serpa, o queijinho local, a gastronomia. E, para finalizar com chave de ouro, mostrou-nos cinco versões da mesma música (“Blue Room”) tocadas e interpretadas por diferentes músicos.

clip_image007Um serão bem agradável, uma hora bem passada. Para quem não esteve presente, deixamos aqui um conselho: comprem já o livro, porque o mesmo está em vias de esgotar! E já que estivemos falando de Miles Davis, Chet Baker e Art Farmer, aqui vão três músicas, tocadas por dois instrumento: o trompete e o feliscórnio (Art Farmer). Comparem os estilos de cada um!

 

 

 

 

Sem comentários: