domingo, junho 21, 2009

Tão Velhinhos E Ainda Tão Novos!!

clip_image002 Está bem, pronto, cá na biblioteca somos todos suspeitos: a “malta” cresceu a ver a série Star Trek (em português, chamava-se Caminho das Estrelas). Eram poucos os que perdiam um episódio e nem a praia nos fazia esquecer que, à tarde, era hora de termos um encontro com o capitão James T.Kirk, o Scottie, o Sulu, a tenente Uhura, o médico rezingão, sempre a entrar em fricção com uma das personagens mais amadas dos fãs da ficção científica: o cientista meio-humano meio-vulcano Spock.

clip_image005E, no entanto, sejamos honestos: os actores da primeira série eram péssimos, nota-se que os cenários eram feitos de plástico e de esferovite, os monstros alienígenas provocam-nos hoje mais gargalhadas do que medo, os efeitos especiais eram da era pré-digital… Por que razão, então, o Caminho das Estrelas é ainda tão amado e tão respeitado, a ponto de sentirmos vergonha (quase um acto de traição!) de admitirmos que a melhor série de ficção científica de todos os tempos é, provavelmente, a Babylon 5 (foi exibida na Sic Radical, há uns atrás)?

A resposta é simples: as histórias. Ainda hoje nos fascinam, de tal forma são complexas e colocam questões bastante pertinentes à nossa sociedade. Por detrás de todo um cenário de alienígenas e de naves espaciais, os enigmas e problemas que a série propõe ao público não são mais do que críticas construtivas ao mundo real em que vivemos. Star Trek falou de tudo: do racismo, da intolerância (a tripulação da nave Enterprise foi revolucionária: foi a primeira série de televisão que apresentou a clip_image008personagem de uma mulher negra que, em vez de ser uma mulher a dias, era uma tenente brilhante), foi uma série muitíssimo ecológica antes de este tema ser uma moda, falou de política, de desafios científicos e tecnológicos e, por mais absurdo que pareça, inspirou um gigantesco número de inventores e de cientistas, que cresceram a devorar todos os episódios desta série. Por exemplo: sabia que o telemóvel foi criado porque o dono da Motorola ficou fascinado com o tricorder que os tripulantes usavam, para comunicarem à distância? Sabia que a invenção do laser deve-se a esta série? Sabia que a invenção do disco rígido dos nossos computadores deve-se ao Caminho das Estrelas? Sabia que uma série de ideias científicas que hoje são discutidas (como, por exemplo, a velocidade da luz e a velocidade warp) foram buscar inspiração à nave Enterprise? E foi também graças a Spock e os seus amigos que, actualmente, há cérebros de todo o mundo a descobrirem a chave daquela que será, provavelmente, a descoberta científica mais importante de todas: o teleporte. No dia em que tal acontecer, a paisagem do planeta Terra sofrerá um abalo gigantesco: poderemos viver em Nova Iorque e trabalharmos em Serpa! Por outras palavras: Gene Roddenberry, o criador da Star Trek, não se limitou a imaginar o futuro: construiu-o!

Mas por que razão estamos a falar disto tudo? Porque as novas gerações podem agora ver o filme Star Trek, que já está nas salas de cinema, desde o dia 7 de Maio. Nele, voltamos a encontrar as velhinhas personagens da primeira série. Porém, a diferença reside no facto de que ficamos a conhecer o passado de Spock e James T.Kirk antes de fazerem parte da tripulação da nave Enterprise. Importa referir que muitas personagens sofreram modificações (quase que não reconhecemos a tenente Uhura!), mas o Spock, esse, permaneceu intocável. É que os fãs nunca perdoariam o realizador de cinema, se este mudasse nem que fosse o dedo mindinho dele!

Já agora, fiquem sabendo que o primeiro beijo entre duas raças, que o mundo viu na televisão, teve lugar… na série Star Trek. E só foi aprovado pelo Comité de Censura porque a culpa foi dos alienígenas! Se não acreditem, confirmem! (http://www.youtube.com/watch?v=WG_bHeoqaOc )

Vejam o trailer e, já agora, dêem uma espreitadela ao site oficial: é que podem dar um belo passeio na nave! http://www.startrekmovie.com/

Trailer (legendado):

1 comentário:

Lyta disse...

Live long and prosper.