quinta-feira, março 10, 2022

Livro da Semana - O Animal Humano, de Desmond Morris

 

A propósito do mês de Março – em ligação com o Dia Mundial das Florestas, 21 de março – a Biblioteca da Escola Secundária de Serpa vai dedicar-se à Natureza. Para além da exposição do mês, vai ser criada também uma exposição “florestal” no nosso espaço, que irá servir de inspiração para aulas de escrita criativa com os alunos da professora Teresa Espada, entre os das 21 e 25 de março . E sim!, os livros da semana vão andar lado a lado com o mesmo tema.

Ora, nada melhor do que começar esta celebração com uma das grandes obras-primas do Estudo da Zoologia: O Animal Humano. Este estudo científico e divertidíssimo foi escrito por um dos maiores génios da Zoologia, ainda hoje vivo com 94 anos. Desmond Morris nunca foi muito de acreditar na ideia de que nós, seres humanos, estamos acima de qualquer outra espécie no Planeta Terra, muito pelo contrário: duas das suas obras mais famosas foram O Macaco Nu e As Tribos do Futebol, duas edições que provam cientificamente até que ponto nós os Humanos ainda estamos muito “animalizados”. Basta só olhar para a nossa linguagem corporal; os nossos rituais de acasalamento; as hormonas que largamos dependendo das nossas emoções; como reagimos psíquica e biologicamente quando sentimos que precisamos de salvar a nossa vida e a nossa família; a nossa relação com os nossos filhos; a nossa linguagem, que não ultrapassa os 6% de palavras – tudo aquilo que chamamos “comunicação” NÃO está na linguagem.

O Animal Humano também teve direito a uma série de televisão da BBC, e fez muito sucesso quando estreou (1994). Em Portugal, a primeira tradução só foi feita dois anos depois, mas este livro foi instantaneamente um best-seller na Europa e nos Estados Unidos da América. Tempos felizes, em que as pessoas liam mais…

Leiam este livro. Irão largar imediatamente a ideia pré-concebida de que somos melhores do que todos os outros animais deste planeta…

Sem comentários: