terça-feira, março 22, 2022

Concurso Leituras na Planície - Fase de Escola

 

Esta já não é nem a primeira nem a segunda vez que o nosso Agrupamento de Escolas participa neste concurso de leitura expressiva em voz alta, que já tem pelo menos uns bons cinco anitos. O que nos alegra – acima de tudo! - é o facto de constatarmos que o número de alunos que começam a participar nestas atividades tem vindo a aumentar de ano para ano. Devagarinho, é verdade, mas ontem estiveram presentes doze concorrentes de vários anos de escolaridade na Escola Secundária de Serpa, e mais nove em Vila Nova de São Bento.


Pode parecer pouco para muitos, mas é bastante para os professores, que têm vindo a insistir na importância de falar, ler e recitar em público. Estas estratégias são cruciais para a vida futura como, por exemplo, candidatarmo-nos para uma entrevista de emprego, e sabermos convencer os entrevistadores de que estamos aptos para o trabalho que escolhemos. Estas ferramentas de comunicação criarão, pois, aptidões para a nossa vida! Por isso, que tal começarmos cedo num espaço chamado “escola”, onde podemos errar, aprendermos com os nossos erros, esfolar os joelhos as vezes necessárias até finalmente sermos bem-sucedidos? No mundo fora da escola, tal não acontecerá…

As obras para o 3º ciclo eram fáceis de ler: O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá (Jorge Amado) e História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar (Luis Sepúlveda). Quanto ao ensino secundário, os poemas escolhidos foram todos da grande Florbela Espanca. Ah!: pela foto em cima, percebe-se logo que esteve tudo mascarado e higienizado.

Doze pessoas leram/recitaram para uma audiência atenta, ne Escola Secundária de Serpa. E dos doze, a mesa de júri escolheu cinco: Matilde Rosa (7º ano); Vicente Lézico (8º ano); Érica Arce (10º ano); e, por fim, Catarina Roças (11º ano). Já em Vila Nova de São Bento, os três vencedores foram: 7º ano - Pedro Santos; 8º ano - Laura Paisana; 9º ano - Íris Paixão. Todos os restantes estão de parabéns, e nota-se inclusivamente uma significativa evolução em vários alunos, que têm vindo a participar, durante este ano letivo, em vários outros concursos literários. Eles têm vindo a detetar os seus pontos fracos e, consequentemente, têm tentado eliminá-los.



A 2ª fase terá lugar na plataforma online, já no 3º período. Agora, o que os vencedores têm de fazer é gravar-se a si mesmos e ler expressivamente o trecho ou poema que escolheram.

Fica aqui um pequeno vídeo da sessão da Escola Secundária, para além das fotos acima, todas elas de Vila Nova. Parabéns a todos os que estiveram presentes, foi um momento muito agradável e bem passado!

 

Sem comentários: