terça-feira, junho 15, 2021

Projeto Futurama: a voz muito especial dos artistas.

 

Se alguém disser que nada se passa no Baixo Alentejo, só pode estar a viver debaixo de uma pedra: o Projeto Futurama, coordenado pelo diretor artístico John Romão, a que se juntaram outras entidades parceiras como A Liga para a Proteção da Natureza-LPN, os municípios de Serpa, Mértola e Castro Verde e outras instituições do concelho de Beja, tem como principal objetivo a descentralização cultural da arte contemporânea no Baixo Alentejo.

Uma das vertentes que compõem o Projeto Futurama é o programa educativo, da qual a nossa Escola é parceira e que pretende trazer mensalmente às escolas um artista. Assim, os alunos podem contactar com as obras e respetivos processos criativos, permitindo o debate e a reflexão crítica. A articulação do projeto com a escola está a ser realizada com a professora Filipa Figueiredo e já contou com duas sessões. A primeira com Jonh Romão, numa sessão on-line com as turmas 11º C e 10ºB, onde foram abordados os objetivos deste programa, uma breve conversa sobre arte contemporânea, e ainda sobre os diferentes trabalhos do diretor artístico enquanto programador/curador cultural ou enquanto encenador. Esta segunda sessão esteve presente o artista António Poppe. 


No dia 21 de maio, as duas turmas tiveram a segunda sessão, desta vez presencial. Como o Covid estava a dar tréguas aos portugueses, o governo relaxou um bocadinho, e foi possível pessoas fora da escola interagirem com os alunos e professores.

Antonio Poppe faz extraordinária Arte, uma arte muito pessoal e muito própria (podem aceder à sua página do Instagram AQUI). Parece uma arte “simples”, “que qualquer um pode fazer”, mas não podíamos estar mais enganados: há método, meditação, ponderação, disciplina, criatividade. Ele próprio trouxe obras suas para mostrar aos alunos, e falou das suas experiências de vida, que o inspiram para o prazer de criar. Algo que é muito importante demonstrar a estas novas gerações, para que também os alunos se motivem e explorem a sua própria criatividade.


Durante a segunda sessão, esteve também presente Vítor Alegria, responsável pela produção do Projeto. Vítor Alegria acompanha os artistas e faz a mediação entre as entidades parceiras durante as atividades. É, em poucas palavras, o representante do Projeto Futurama

Diferente e inesperado, precisamos de eventos deste calibre.
 


 

1 comentário:

Susana Moreira disse...

Fantástico! A arte é a salvação da humanidade!