quinta-feira, junho 17, 2021

Antes Esquecidas, Hoje Amadas

 

Já estava prometida há muito tempo: uma compilação de todos os materiais da atividade acima mencionada, realizada ao longo do mês de novembro do ano passado. Foram muitas as turmas do Ensino Secundário que participaram neste evento, e as discussões foram apaixonantes. A questão “Educação vs Biologia” sempre criou polémica, e esta foi precisamente uma das razões por que esta atividade foi criada.

Ora vejamos: a propósito do dia 25 de novembro – Dia mundial pela eliminação da violência contra as mulheres – em vez de mencionarmos as eternas estatísticas deprimentes, a equipa da biblioteca optou por algo completamente diferente. Quis demonstrar que tanto os homens como as mulheres conseguem ser criativos e inventivos, ambos fizeram História (mesmo num tempo em que tradicionalmente as mulheres não eram vistas como sendo iguais aos seus colegas), e aproveitou também para falar um bocado de um vasto grupo de inventoras, pintoras, compositoras, escritoras e cientistas que atualmente estão a ser ressuscitadas, relembradas e estudadas nas faculdades.

É extraordinário: muitas foram respeitadas e amadas no seu tempo. Simplesmente, o Tempo apagou-as dos manuais escolares e das enciclopédias, tal como fez com muitos homens (é o caso, por exemplo, de Nicola Tesla e Antonio Vivaldi). O Tempo é uma criatura muito estranha, apaga da memória coletiva muitos génios mas imortaliza homens e mulheres medíocres, vá-se lá saber porquê…

No fim da visita guiada à exposição, as turmas ainda brincaram com frases cheias de “ideias feitas” (os homens lidam melhor com o conflito do que as mulheres, os homens percecionam melhor o espaço do que as mulheres, etc). Cada aluno recebeu uma frase que tirou à sorte e foi pesquisar na internet se a citação era verdadeira ou falsa (de acordo com as novas descobertas científicas). Estas fichas podem ser consultadas no espaço da biblioteca.

Esta foi, sem dúvida, uma atividade que nos deu imenso prazer realizar. Até porque nós próprios aprendemos bastante com ela.

Divirtam-se!

Links para os e-books:

1) Antes esquecidas, hoje amadas: mulheres que fizeram história no seu tempo, e que hoje estão a ser relembradas.

https://issuu.com/sandracosta075/docs/antes_esquecidas_hoje_amadas_incompleto.pptx

2- Quem inventou o quê? -  Homens e mulheres que fizeram História.

https://issuu.com/sandracosta075/docs/quem_inventou_o_qu_cientistas_terminado.pptx

3 - EXPOSIÇÃO “Antes esquecidas, hoje amadas”.

https://issuu.com/sandracosta075/docs/exposi_o.pptx

Sem comentários: