quarta-feira, junho 09, 2021

Ler com amigos é ainda melhor!

 


Que o digam os alunos da turma A do 7º ano, da Escola Secundária de Serpa!

Motivar as crianças e jovens para a leitura é provavelmente uma das tarefas mais difíceis de se realizar no século XXI. Os professores têm que dar voltas à cabeça para encontrarem aquele livro, aquela história que seja capaz de os “agarrar” no minuto zero. Ora, o primeiro volume da Série Cherub (O Recruta, de Robert Muchamore) é uma destas histórias que captam logo a atenção do leitor.

Esta atividade da RBE chegou a ser realizada em Novembro, na Escola Básica de Vila Nova de São Bento, e duas turmas do 5º e 6º ano foram contempladas (professoras Rosa Santos e Cristina Pimenta). Chegaram a ser escolhidos os livros para a leitura! Porém, o maldito Covid baralhou as contas todas. Quando finalmente foi possível voltar à estaca zero, já íamos no mês de Março. Assim, decidiu-se continuar com a atividade, mas desta vez com outra turma. Coube ao professor José Gaspar e à turma do A do 7º ano “carregarem a tocha.”

Inicialmente, os alunos – antes de ler o 1º capítulo – viram imagens relacionadas com o mesmo, e tentaram adivinhar através delas como seria a história. Seguidamente, leram em conjunto, e gostaram tanto que pediram para levar o 2º capítulo para casa. Fizeram previsões do que iria acontecer nas próximas páginas e levaram a pequena pastinha – criada só para eles – como recordação.

Espera-se na próxima semana que a turma responda a uma sondagem mentimeter, e que crie uma nova capa para o livro, relacionada com os conteúdos do 2º capítulo. Os 3 alunos que mais imaginação demonstrarem levarão para casa o livro O recruta, oferta da escola!

Por agora, fiquem com as fotos tiradas durante esta atividade. Assim que tivermos resultados, ficarão aqui expostos, para todos verem.

Link doe-book aqui.



Sem comentários: