quinta-feira, abril 22, 2021

Livro(s) da Semana -Coleção Caminhos da Liberdade


Já dedicámos a nossa estante do mês ao tema da Liberdade. Desta vez, o livro da semana será uma coleção muito especial: uma coleção dedicada a explicar às crianças (e aos outros) por que motivo existe a fome no mundo, por que motivo a injustiça reina, por que razão a violência doméstica tem que ser combatida, e muitas, muitas outras questões.

Olhando para os títulos, qualquer adulto exclama “Dah!”. Porém, à medida que vamos lendo os livros, chegamos à conclusão de que nada é simples, e os seres humanos são provavelmente a espécie mais complicada ou talvez mais burra do planeta Terra. Por exemplo:

·         Como é que num mundo onde há tanta, tanta, tanta comida, continua a haver tanta gente com fome?

·         Como é que chegámos ao absurdo de comprarmos laranjas vindas de Marrocos e vendermos as nossas laranjas para França? Não era suposto comermos as nossas laranjas?

·         Por que motivo a Justiça é tão cara e não é cega? Não seria mais fácil baixar os preços dos custos dos tribunais, para os advogados poderem angariar mais clientela?

·         Por que motivo é tão fácil ganharmos direitos, mas é tão difícil mantê-los?

Estas são apenas quatro das muitas questões que nos fazem arrancar cabelos e quase perder a fé na Humanidade. E se já é difícil para um adulto compreender o mundo à sua volta, que dizer então das crianças?

Ora, para responder a todas estas perguntas, a coleção Caminhos da Liberdade foi criada de propósito para ajudar pais e professores. Está escrita de uma maneira tão clara e tão objetiva, que estes livros acabam por fazer parte da categoria “dos 8 aos 80”. São mais de 15 títulos, e a nossa biblioteca dispõe de 10.

Portanto, já sabem: se tiverem para aí um puto entre os 9-10 anos na fase das perguntas, é só levarem uma destas joiazinhas para casa. Garantimos que não se arrependerão.

E – ou muito nos enganamos – as crianças que lerem esta coleção saberão mais do mundo do que nós…


Sem comentários: