quinta-feira, março 01, 2012

Hoje é o dia internacional da proteção civil

clip_image001

Nem de propósito: hoje a turma do 8º A, durante a disciplina de Formação Cívica, deu um passeio pela escola. Os alunos, acompanhados pela funcionária D. Maria do Carmo, percorreram todos os espaços e ficaram sabendo quantos extintores existem em cada bloco, que tipo de extintores devem ser colocados num refeitório ou numa biblioteca, e qual a validade dos mesmos. Para além disso, constatámos que as bocas de incêndio vão precisar de ser substituídas, e que há normas de segurança para tudo, como, por exemplo, verificar que o gás está desligado antes de sair do refeitório de uma escola. Estas pequenas prevenções podem fazer toda a diferença, quando se trata de salvar vidas em futuras situações de risco e de acidente.

Afinal, o que é então essa coisa chamada “proteção civil” e por que motivo precisamos de um dia anual para “festejar” este assunto? Como afirma – e muito bem – o site Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Proença- a – Nova, A proteção civil é a atividade desenvolvida pelo Estado, Regiões Autónomas e Autarquias Locais, pelos cidadãos e por todas as entidades públicas e privadas, com a finalidade de prevenir riscos coletivos inerentes a situações de acidente grave ou catástrofe, de atenuar os seus efeitos, proteger e socorrer as pessoas e bens em perigo quando aquelas situações ocorram. (podem ler o resto deste excelente post no seguinte link.

A prática de prevenir possíveis desastres tem salvado anualmente milhões de vidas no nosso planeta, e não é por acaso que desastres como o do famoso naufrágio do Titanic têm sido cada vez mais raros. Infelizmente, ainda há muito para fazer, e muitos cidadãos e muitos países continuam a não seguir as regras mais básicas de segurança como, por exemplo, colocar extintores numa escola ou instalar uma vedação à volta da piscina, para evitar que crianças, velhos e animais se afoguem.

E quando, damos pelo mal, muitas vezes já é tarde demais…

Deixamos aqui três vídeos que poderão – nunca se sabe! – salvar a vossa própria vida, ou a vida de alguém.

Quando a Terra tremer… (o que fazer num terramoto)

 

Evacuação de uma escola numa situação de emergência

 

Dicas que salvam: prevenção de incêndios

 

Imagem retirada daqui :

1 comentário:

Mariza disse...

Bolas, há dias internacionais para tudo! Só é pena é que não sirvam para nada...