terça-feira, março 20, 2012

A “Prima Vera” Já Chegou!!

 

E não há poeta que não tenha uma palavrita a dizer sobre o assunto…

 

Florbela Espanca – Primavera

clip_image002

É Primavera agora, meu Amor!

O campo despe a veste de estamenha;

Não há árvore nenhuma que não tenha

O coração aberto, todo em flor!

.
Ah! Deixa-te vogar, calmo, ao sabor

Da vida... não há bem que nos não venha

Dum mal que o nosso orgulho em vão desdenha!

Não há bem que não possa ser melhor!

.

Também despi meu triste burel pardo,

E agora cheiro a rosmaninho e a nardo

E ando agora tonta, à tua espera...

.

Pus rosas cor-de-rosa em meus cabelos...

Parecem um rosal! Vem desprendê-los!

Meu Amor, meu Amor, é Primavera!...

 

clip_image004

Hölderlin – A Primavera

De antigas alturas descende o novo dia,
desperta dentre as sombras a manhã,
a humanidade sorri junta e alegre,
em gozo está humanidade suavemente reunida.


Nova vida deseja ao prevenir abrir-se,
com flores, sinal de alegres dias,
cobrir parece a terra e o grande vale,
Alegrando a Primavera todo signo doloroso.

 

 

 

Miguel Torga – Anunciação

 

Surdo murmúrio do rio,

a deslizar, pausado, na planura.

Mensageiro moroso clip_image006

dum recado comprido,

di-lo sem pressa ao alarmado ouvido

dos salgueirais:

a neve derreteu

nos píncaros da serra;

o gado berra

dentro dos currais,

a lembrar aos zagais

o fim do cativeiro;

anda no ar um perfumado cheiro

a terra revolvida;

o vento emudeceu;

o sol desceu;

a primavera vai chegar, florida.

 

Todas as ilustrações dos poemas são da autoria do pintor John William Waterhouse (século XIX, Movimento Pré-Rafaelita).

Sem comentários: