segunda-feira, março 12, 2012

Como serão as mulheres no futuro? Um francês, em 1902, respondeu a esta questão.

 

clip_image002

clip_image004

Quando olhamos para estes cromos antigos, o único que fazemos é sorrir e achar que tudo isto é um disparate. Porém, e por muito estranho que hoje nos pareça, os homens, no início do século XX, estavam a lidar pela primeira vez com a libertação do sexo feminino e, como devem calcular, não se sentiam nada confortáveis com esta ideologia que começava a ganhar força, ideologia esta conhecida hoje pelo nome de Feminismo.

clip_image006clip_image008

Há mulheres para tudo: soldados, bombeiras, tocadoras de tambor num exército, jóqueis, jornalistas, advogadas… No entanto, o comerciante, hoje desconhecido, que criou estes cromos não pretendia nem engrandecer nem criticar as mulheres. Muito provavelmente, o seu objetivo consistiu em pegar num assunto polémico no seu tempo e fazer dinheiro à custa dele. De facto, aos nossos olhos até pode ser ridículo, mas estas lindas e muito decentes cachopas do século passado eram o equivalente às nossas “boazonas” da revista Playboy: se nos lembrarmos que as distintas senhoras desse tempo arrastavam saias até aos pés, e que a exposição de um tornozelo era o suficiente para um cavalheiro ficar com “desejos carnais”, depressa verificamos que estas lindas meninas estavam um bocadinho descascadinhas para a época, especialmente as profissões que – vá-se lá saber porquê – estão ligadas a cargos militares. Será que este negociante achava que as fardas ficariam sexy nas mulheres?

Em todo o caso, não deixa de ser interessante repararmos num pequeno pormenor: 100 anos depois, as mulheres conseguiram de facto deixar uma marca em todas as profissões que aqui se encontram representadas.

E ainda falta o resto: presidente, arqueóloga, motorista, taxista, chef de cozinha fina, juíza, empresária, etc, etc, etc…

A coleção completa poderá ser vista no seguinte local.

Sem comentários: