segunda-feira, maio 15, 2023

Livro da Semana – A Divina Comédia, de Dante Alighieri

 


Oh,vós que entrais, abandonai toda a esperança!. Quem nunca ouviu ou leu esta famosa frase? Aparece no filme Pirata das Caraíbas, aparece no livro Psicopata Americano, de Brett Easton Ellis, aparece no jogo World of Warcraft. Mas, à exceção do povo italiano, que estuda esta obra-prima nas escolas, poucos sabem de onde vem esta citação.

E poucos atualmente sabem que, durante muito tempo, as pessoas acreditavam em patamares do céu, do purgatório e do inferno. Ou seja: consoante o crime/pecado que alguém cometia, essa pessoa era enviada para o 1º, 2º ,3º até ao 7º círculo do Inferno. Daí as expressões “ir para o quinto dos infernos”, “estar nas sete quintas”: estas são ecos de crenças já passadas. Não foi Dante quem inventou esta hierarquia dos espaços infernais e celestiais, mas ele claramente aprimorou esta superstição, com alguns toques modernos.

Dante foi o Camões e o Cervantes da Itália. A Divina Comédia é O livro da Itália, sim, mas também é a trilogia que anunciou a chegada do Renascimento e, por muito estranho que vos pareça, esta é uma obra que influenciou o nosso pensamento, mesmo que nunca tenhamos lido um único verso desta obra-prima. Ora, vejamos:

1-      Foi Dante quem influenciou a imagem que temos do Céu, do Purgatório e do Inferno. Já afirmámos acima que não foi ele o autor das hierarquias celestiais, mas foi ele quem as cristalizou e eternizou. Depois desta obra-prima, a imagem que temos dos mundos depois da morte passou a ser aquela descrita por este génio. No entanto, ele deu-lhes um toquezinho especial: o arrependimento, por exemplo, pode fazer com que uma alma saia de um círculo do Inferno e consiga subir para um círculo melhor. É como se o castigo eterno fosse uma dívida que precisa de ser paga e, uma vez saldada, a alma pode ser salva. Ou seja, Dante introduziu a Esperança na vida depois da morte;

2-      Dante fundiu o Paganismo com o Cristianismo de uma maneira hábil e elegante e, por muito estranho que nos pareça, o espaço do Céu apresenta mais sexualidade e desejo do que o próprio Inferno: é através do livro III – sim, esta obra é uma trilogia – que este escritor/poeta revela muito do seu amor e desejo pela única mulher que ele amou em toda a sua vida, uma jovem chamada Beatriz que morreu cedo demais, e que foi amada à distância pelo autor;

3-      Beatriz transformou-se no ideal da Mulher: bela, doce, inteligente, elegante, discreta, virtuosa. Presente, mas distante, ao mesmo tempo. É esta mulher – cujo rosto desconhecemos – que inspirou toda uma legião de pensadores, autores, artistas, teólogos, e – ainda hoje! – faz parte do nosso imaginário coletivo;

4-      É graças a Dante Alighieri que o Vernáculo Florentino Toscano– ou seja, a língua comum, falada nesta região que agora pertence a um país chamado Itália - passou a ser chic. Antes, este género era sempre escrito nas línguas “superiores”: o Latim e o Grego. Aliás, esta obra fez tanto, tanto sucesso, que todos os reinos desta zona que hoje chamamos “Itália” decidiram aprender o Toscano Florentino, para poderem ler esta epopeia. Resultado? Hoje, a língua Florentina-Toscana deu origem à língua italiana;

5-      E é melhor nem falarmos de todas as acusações a figuras célebres, personagens históricas, ditadores, e muito, muito mais…

Muito mais podia ser dito, mas o texto já vai longo. E não, não é para rir: a palavra “Comédia”, no século XIV, tinha um outro significado. A palavra italiana commedia referia-se a qualquer narrativa que tinha um final feliz.

A nossa biblioteca possui a tradução de Vasco Graça Moura, uma tradução que foi muito polémica, na altura em que foi feita e que, no entanto, não deixa de ter o seu mérito.

Este clássico não é para qualquer um. Só as mentes muito maduras e muito inteligentes conseguem penetrar nos mistérios desta epopeia. Por isso mesmo, guardem esta leitura para o momento certo das vossas vidas.

Até lá, esperamos que esta análise vos tenha aguçado o apetite e a curiosidade.

Imagens retiradas daqui e daqui.

 

Para mais informações sobre esta obra:

https://www.bbc.com/culture/article/20180604-dante-and-the-divine-comedy-he-took-us-on-a-tour-of-hell





Sem comentários: