terça-feira, outubro 09, 2018

De onde vem a expressão...

Ele/a é um vira-casacas!

wpsCA1B.tmp Toda a gente conhece esta expressão bem antiga, e são muitos os que a utilizam no “futebolês”: é o indivíduo que muda sempre de opinião ou de equipa vencedora, sempre que lhe convém e lhe dá muito jeitinho.

Porém, este chavão popular está mais ligado aos jogos políticos e às batalhas de exércitos do que ao Futebol, e referia-se a todos os que mudavam de partido ou ideologia, assim wpsCA3B.tmpque reparavam que as coisas não estavam lá muito boas para o lado deles. Este hábito é tão antigo que, nos séculos XVIII e XIX, Espanhóis, Franceses e Portugueses já tinham uma casaca com duas cores: o forro, virado ao contrário, passava a ser um segundo casaco! É muito estranho explicar este uso antigo às massas de hoje, mas os deputados/soldados e revolucionários de então vestiam-se mesmo com as cores das bandeiras e ideologias que professavam seguir! Hoje já ninguém anda de vermelho ou verde ou azul às bolinhas... O que torna as coisas bem mais fáceis para os oportunistas...

Quem começou este requinte de hipocrisia foi – reza a lenda – o rei Carlos Emanuel III de Savóia (século XVIII): sempre que queria defender o seu ameaçado património territorial, aliava-se aos Franceses ou aos Espanhóis, conforme a utilidade, usando alternadamente as cores nacionais desses países em sua casaca de gala. A partir daí, muitos perceberam as vantagens de usar a roupa para ganhar pontos e safar-se até de uma execução, de uma bancarrota ou prisão!

As casacas de duas cores já não existem. Mas o mundo ainda está cheio de “vira-casacas”...

Imagens retiradas daqui e daqui :

Citação retirada daqui :

5 comentários:

Clara disse...

Excelente!

Unknown disse...

Muito interessante essa história; Embora já tenha visto e veja muita gente a usar o termo, não conhecia a sua história, que é bem legal.

Unknown disse...

Muito boa análise de uma expressão, infelizmente muito usada nos nossos dias. E banalizada, o que é pior!

Unknown disse...

Achei muito interessante essa história. Vejo muitos a usar o termo, mas não imaginava o seu sentido real. Legal1

valéria mello disse...

Olha, não conhecia a origem, muito legal!