quinta-feira, dezembro 05, 2013

Mês Internacional das bibliotecas – Comemoração do Halloween

 

clip_image002

Nos dias 31 de Outubro a 5 de Novembro, a nossa escola comemorou o famoso dia das bruxas. Esta festividade, apesar de ser mais celebrada nos países de cultura anglo-saxónica, tem vindo a ser, desde há uns bons vinte anos, parte da cultura dos portugueses, graças às influências dos filmes e séries americanos. Uma vez que a disciplina de Inglês faz parte da vida dos nossos alunos, juntou-se o útil ao agradável. Assim, e com a colaboração de vários professores e disciplinas, várias atividades, palestras, filmes exposições e sessões de leitura foram realizadas na nossa comunidade escolar.

Logo no primeiro dia, a escola foi presenteada com duas exposições: uma, dedicada ao realizador Tim Burton, foi completada com o visionamento de dois dos seus mais famosos filmes: Frankenweenie e O Estranho Mundo de Jack. A outra teve como tema os espíritos animais protetores dos índios norte-americanos – os totens - e teve como objetivo ensinar os nossos alunos a detetar quais destas entidades estariam a velar por eles. Por fim, a biblioteca também expôs uma montra cheia de livros dedicados ao mundo da fantasia e do terror, e vários deles foram requisitados pelos alunos. Entre eles, encontrava-se O Médico e o Monstro, de Robert Louis Stevenson.

A turma TAP do 12º ano, em colaboração com as professoras Lurdes Deodato, Sílvia Pasadas e Helena Almeida também criaram cenários em ambiente dedicada ao dia das bruxas “Concílio das bruxas”  e as alunas mascararam-se a rigor, assustando os transeuntes e prevendo o futuro, através das cartas do tarot e dos búzios.

clip_image004

Ao longo da semana, a professora Sandra Costa, da equipa da biblioteca –  em colaboração com a docente Idalina Barras – efetuou uma palestra nas turmas do 10ºA e do 10ªB com o tema “A Moral e a ética nos géneros da ficção científica e da fantasia”. Enquanto se discutiam questões existenciais muito pertinentes (Quem sou eu/os direitos humanos e civis/a clonagem/ os limites da Ciência), a docente Sandra Costa também trouxe vários livros relacionados com estes assuntos bastante atuais e muito ligados às disciplinas do departamento das humanidades e da Filosofia. Por fim, a equipa da biblioteca também criou um concurso de contos do género fantástico, de nome “Uma História de Amor com um final triste”. Os alunos teriam que escrever uma pequena história, de duas páginas no máximo, para que mais tarde fosse afixada ao pé da exposição do Tim Burton e posteriormente divulgada no blog da biblioteca. Nesta atividade, participaram as turmas do 9º A, 10ºB e 10ºC.

No início da semana seguinte, o cineteatro de Serpa, em colaboração com o Projeto EMA exibiu o filme Aniki Bobó, do realizador Manuel de Oliveira. No final do mesmo, foram distribuídas poções mágicas à audiência! Ao mesmo tempo, a professora Teresa Carocinho, na biblioteca escolar da Escola Secundária de Serpa, leu histórias de terror, numa caverna montada pelos alunos da turma TAP (Curso profissional técnico de apoio psicossocial). Estes contos foram contados em língua inglesa pela docente da mesma disciplina, para os alunos do 8º A, os quais, em seguida, realizaram uma atividade escrita relacionada com a compreensão e interpretação das histórias que ouviram.

À saída dos filmes e atividades foram efetuados questionários que tinham como objetivo avaliar o grau de satisfação da nossa comunidade. Para grande alegria nossa, o balanço foi muito positivo. Muitos sugeriram, para o próximo ano, a continuação dos contos de terror e, já agora, um desfile de zombies pela cidade!

Para o próximo ano, cá estaremos para divertir os nossos alunos e motivá-los para a pesquisa e leitura,  puxando sempre pela criatividade!

Sem comentários: