sábado, novembro 02, 2013

Os dias das bruxas – Significado do pentagrama

 

clip_image002

Todos nós conhecemos este “desenho”, graças aos filmes de terror, imagens ligadas às bruxas e ao sobrenatural, séries de televisão, jogos de computador ou até mesmo livros “diabólicos” como, por exemplo, O livro de São Cipriano. E todos parecem ter uma opinião feita: é um portal para convocar demónios; é a assinatura do Diabo; é um meio de ganharmos magia e ficarmos poderosos…

Nada mais longe da verdade: a demonização desta estrela composta clip_image004por cinco pontas e cinco retas deveu-se à manipulação da Igreja Romana, de todas as tentativas que Esta fez para destruir a reputação das religiões e cultos antigos, anteriores a Cristo. Era preciso “manchar” a honra das crenças pagãs e, para isso, o Cristianismo criou uma vasta e bem eficaz propaganda contra os antigos deuses e cultos animistas. Ou seja, tudo o que não representasse a cruz de Cristo só podia ser “coisa do Diabo”. Para piorar, o povo judeu também ficou durante muito tempo ligado a Lúcifer, uma vez que muita gente confundia o pentagrama com a Cruz de David (imagem à direita).

O pentagrama existe há milhares e milhares de anos, muito antes do nascimento de Jesus: os primeiros a mencioná-lo foram, provavelmente, os babilónios, e esta estrela representava a harmonia do Cosmos e de todas as suas forças/energias primordiais. Mais tarde – e devido à sua semelhança com o pentágono – pensa-se que Pitágoras e os seus discípulos o tenham associado ao reino da Matemática, e esta imagem passou a representar o número áureo. Com o passar do tempo – já na Idade Média – esta estrela passou a representar o ser humano e a força de Deus que este possui, mesmo sem o saber. Aliás, o célebre “Homem do Vitrúvio”, de Leonardo Da Vinci, representa um homem cujo corpo representa o pentagrama. Finalmente, a Ciência também se apoderou deste símbolo: o célebre Fibonacci descobriu que esta imagem continha várias leis da Matemática como, por exemplo, os algoritmos e a lei da Divina Proporção.

pentagrama

 

pentagono

 

 

 

 

 

 

 

Os séculos passaram e a indústria de Hollywood apoderou-se do pentagrama para o associar aos cultos satânicos. Embora exista um pouco de verdade neste mito – sabe-se que os adeptos de Satanás também usavam este símbolo – o seu verdadeiro significado foi literalmente destruído, e passou a estar sempre associado ao culto do Demónio. Hoje em dia, graças a estas séries e filmes, são poucas as pessoas que conhecem a importância e complexidade do verdadeiro saber relacionado com esta estrela.

Imagens retiradas de: A    B     C     D

Sem comentários: