segunda-feira, outubro 03, 2011

Livro Da Semana

 

Aventuras Misteriosas, de Sérgio Franclim

clip_image002 Entrámos no mês de outubro, embora nem o pareça: continuamos a ir à escola com a mesma roupa que usávamos em julho, e continuamos a pedir no bar da escola a nossa fiel garrafinha de água fresca. Era suposto estarmos, neste momento, a antecipar o cheirinho agradável das castanhas e começarmos a fotografar as folhas caindo das árvores. Estes tempos estão estranhos, dizemos. Mas outubro é outubro. É o mês que pressente o outono, o frio… e o dia das bruxas. Por isso mesmo, a biblioteca da nossa escola dedicará estes trinta dias que aí veem ao mundo do fantástico e do misterioso.

Para começar, o livro da semana, durante este mês, dedicar-se-á ao mundo da fantasia, e nada melhor do que começarmos os festejos com um livro que pretende glorificar Portugal e as suas lendas mais entranhadas. Afinal, quem é que nunca ouviu falar dos Cavaleiros Templários, do Rei D. Sebastião, de Fernando Pessoa e os seus três heterónimos? Escrito para crianças entre os oito e os doze anos, esta história cheia de aventuras fala-nos de um rapaz muito especial, vindo de uma terra paralela, cujos governantes supremos têm sido sempre, durante séculos, a Ordem dos Cavaleiros Templários. Este mundo é partilhado por várias raças: anões, gigantes, fantasmas, humanos, todos eles fazem parte deste mesmo espaço e universo. Porém, o seu mundo até agora pacífico, encontra-se ameaçado pelo ódio e pelo desejo de destruição de um poderoso feiticeiro, “o feiticeiro sem nome”. Por alguma razão inexplicável, este inimigo odeia Portugal, e saberemos mais tarde que as terras onde os Cavaleiros Templários vivem foram-lhes ofertadas pelo Feiticeiro Sem Nome. Quem é ele e por que motivo mudou tanto? E o que o fez mudar?

Perante uma força quase invencível, apenas Dinis, o rapaz especial, pode fazer frente ao Feiticeiro: ele é o Cavaleiro Prometido, dono de uma força especial e também possuidor de poderes mágicos. Apenas ele, com a ajuda dos seus dois amigos fiéis – Leonor e Rafael – conseguirá derrotar o maior inimigo que alguma vez existiu neste universo paralelo. E pelo caminho descobrimos que o poeta Fernando Pessoa desempenha um papel muito importante nesta trama; que a Implantação da República prenuncia a tragédia que se abaterá em Mestral, a capital dos Cavaleiros Templários; e que a ilha do Encoberto é o lugar onde o “rei adormecido” repousa.

Escrito para crianças/adolescentes, esta é uma divertida introdução a alguns dos mitos mais famosos da nossa nação.

Sem comentários: