quarta-feira, outubro 12, 2011

Bibliomúsica

 

John Carpenter, O príncipe das Trevas

clip_image001

Já que estamos a entrar na semana do Dia das Bruxas (Halloween), nada melhor do que homenagearmos grandes compositores que deram música e som aos nossos maiores medos, quer estes sejam o demónio, o medo do escuro, fantasmas ou exorcismos. E o músico que hoje apresentamos é um caso bastante especial: John Carpenter não só é um dos mais geniais realizadores de filmes de terror como, melhor ainda, é ele próprio quem compõe as bandas sonoras para as suas histórias.

clip_image002 Quem quer que tenha visto O Príncipe das Trevas, uma das maiores obras-primas do género do Horror, nunca mais se esquecerá da história: um cientista, um padre e uma equipa de jovens cientistas juntam-se para tentar estudar um segredo obscuro e sinistro que, durante séculos, foi guardado por uma seita ultrassecreta e esquecida pelo próprio papa. O que estes monges protegeram do público encontra-se fechado na cave de uma igreja supostamente abandonada, e agora que o último membro desta irmandade vai morrer, convém informar o Vaticano deste segredo o mais depressa possível, até porque a “coisa” que ali está parece estar a acordar finalmente de um longo sono de milénios…

Se a história em si já nos arrepia, a banda sonora criada por Carpenter torna a atmosfera do filme ainda mais sufocante: ao longo de quase duas horas, o nosso cérebro é atacado por uma constante batida hipnótica e agoirenta, que vai aumentando de intensidade à medida que o Mal se aproxima e toma conta das personagens. Não se consegue imaginar o Príncipe das Trevas sem esta composição musical. Para todos os efeitos, esta “sinfonia fantasmagórica” faz parte do esqueleto da obra, acompanha as peripécias, profetiza o horror que está para vir e mantém-nos colados à cadeira.

Deixamos aqui um “cheirinho” do filme e da sua banda sonora, só para aguçar o apetite da semana do Halloween.

Banda Sonora do Filme (John Carpenter)

 

Imagens retiradas de:

http://www.top10films.co.uk/archives/2445

http://www.tumblr.com/tagged/prince+of+darkness

1 comentário:

Roberto disse...

É um dos filmes da minha vida. Obrigatório!!!