quarta-feira, setembro 28, 2011

A Descoberta Do Século????

 

Não, ainda não descobrimos o elixir da imortalidade (e Deus queira que não seja tão cedo…) mas o CERN – o maior centro de pesquisas científicas do planeta inteiro – acabou de jogar uma bomba numa das clip_image002maiores convicções da Ciência: a teoria de que nada viaja mais rápido do que a luz.

Nada? Pelos vistos… não. Há cerca de uma semana atrás, os jornais, rádios, podcasts, sites, blogs e televisões do mundo inteiro ficaram estupefactos quando receberam a notícia de que existe uma pequena, pequeníssima, microscópica partícula que consegue viajar mais rápido do que a luz. Essa partícula chama-se neutrino e, segundo a wikipedia, é uma partícula subatómica dificilmente detetável devido à sua pequeníssima massa corporal, carga neutra e pouca interação com a matéria. No entanto, a deteção de neutrinos é importante para se levantar os meios de observação direta das reações termonucleares no interior do Sol.

Estes corpúsculos são testemunhas diretas da evolução de nossa estrela. A densidade de energia em forma de neutrinos na radiação cósmica poderá fornecer muitas respostas acerca de nosso universo (ler artigo completo no seguinte link). Este elemento do universo é tão fascinante e tão enigmático que existem alguns observatórios no nosso planeta exclusivamente dedicados ao seu estudo. Um deles é o Observatório de Neutrinos de Sudbury (ver imagem em baixo).

clip_image004

Foi graças ao projeto Opera que esta descoberta teve lugar: durante as suas investigações, os especialistas do CERN descobriram partículas elementares da matéria (conhecidas por Neutrinos) que se deslocam a velocidades de 300.006 quilómetros por segundo, informa a AFP. O que significa uma velocidade seis quilómetros por segundo mais rápida do que a estimada para a velocidade da luz.

clip_image006 Mas afinal o que é que há de tão especial nesta notícia? Durante muito tempo, as viagens no tempo não passavam de ficção científica: para se deslocar no tempo precisamos de ser mais rápidos do que a luz. Até agora, a Teoria da Relatividade nunca tinha sido tão posta em causa como agora.

Estes resultados são tão espantosos que os cientistas do CERN, longe de se sentirem eufóricos, estão atarantados e bastante cautelosos. Aliás, já disseram em várias entrevistas que seria bastante produtivo e esclarecedor que outras entidades independentes pudessem repetir e comprovar estes mesmos resultados em laboratórios separados uns dos outros e compostos por diversas equipas. A velocidade alcançada pelos neutrinos pode indiciar não só que que a velocidade da luz não é o limite máximo possível, como também que as "as partículas encontraram um atalho em outra dimensão", conclui Binetruy, dando o mote para o debate sobre a existência de um universo com mais de quatro dimensões (três relativas ao espaço somada a uma quarta referente à passagem do tempo). Para leres a notícia completa segue este link.

Pela nossa parte, aguardamos com ansiedade os novos capítulos desta incrível novela da Ciência Mundial…

O QUE É UM NEUTRINO E PARA QUE SERVE???

A Partícula Fantasma, parte I (legendado)

A Partícula Fantasma, parte II (legendado)

 

A Partícula Fantasma, parte III (legendado)

 

Imagens retiradas de: 1   2   e    3

2 comentários:

Dellenn disse...

Adorei o documentário. Aprendi imenso com ele. Esta experiência é um grande passo para a compreensão da matéria...e para as viagens no Espaço.

Mariza disse...

« Beam me up, Scott ». James Kirk da Enterprise.

Um dia destes poderemos dizer isto numa nave...