quinta-feira, março 21, 2024

Livro(s) da Semana

 

Tem sido sempre hábito – exceto por motivos de força maior – publicitar semanalmente um livro que faça parte da nossa estante.  Como o tema deste mês tem como objetivo informar a comunidade das novas aquisições – Novidades Fresquinhas! – as escolhas, desta vez, foram muito variadas, e as três capas acima demonstradas são prova disso: o primeiro livro é uma compilação de crónicas do grande comediante e escritor Ricardo Araújo Pereira, o segundo é uma lindíssima narrativa sobre aquilo que verdadeiramente interessa na nossa vida e, por fim, o terceiro é a história real de uma rainha portuguesa que – se existisse hoje – estaria a ser achincalhada nas redes sociais.

Comecemos pela primeira sugestão: Reaccionário com dois Cês, do escritor acima citado, faria inveja ao grande e genial George Carlin. Não perdoa ninguém, especialmente os movimentos da extrema-esquerda. Todos os usual suspects lá estão: a extrema-direita, os falsos católicos, o Trump, etc. Mas basta ler as crónicas Zuckerberg 1 – Shakespeare 0, Mariquices Linguísticas e Perguntar Ofende, entre outros, para nos apercebermos até que ponto este pensador odeia a cultura do cancelamento, o movimento woke, e todos estes “novos puritanos”. Numa altura em que supostamente se festejam os 50 anos do 25 de abril, Ricardo Araújo Pereira é um pensador que, por detrás do riso, manifesta-se genuinamente preocupado com o pensamento tribal e o fim da liberdade de expressão.

A segunda sugestão comove e emociona: Flores, de Afonso Cruz, relata a história de um marido e pai, preso pelas correntes do tédio, da monotonia, da velhice. O seu casamento está em vias de acabar em divórcio, pai e filha quase que não se falam, e um dos seus vizinhos, graças a um aneurisma, perdeu todas as suas memórias. Ao mesmo tempo em que a sua vida está a desabar – e provavelmente a sanidade -, a nossa personagem principal agarra-se ao desafio de reencontrar o passado deste novo e inesperado amigo. E não podem ser mais diferentes um do outro: Ulme sofre com as angústias do mundo, ao ponto de ter tentado construir um Golem (leiam o livro); o outro é quase um zombie que se arrasta neste mundo, e só começa a despertar do seu torpor quando este vizinho tomba dos céus e cria uma marca profunda na sua vida (Criará? Leiam o livro).

A terceira sugestão centra-se na vida de D. Maria I, uma das nossas rainhas que ficou para a História com a fama de ter morrido louca. Jennifer Roberts é uma conhecida escritora de biografias históricas, que se leem em jeito de romance. Estes livros são perfeitas “leituras de férias”: não só servem para entreter os leitores como ensinam um pouco de História. Jennifer Roberts não hesita em falar de uma mulher muito humana e bondosa mas muito religiosa, bastante atrasada no seu tempo. Porém, D. Maria I foi também um rainha que enfrentou um marquês de Pombal muito hostil, um país muitíssimo atrasado e analfabeto, a chegada do Iluminismo, 6 mortes trágicas em apenas três meses, que a puxaram para o abismo da loucura, e apresentou todas as contradições que se esperam das pessoas deste tempo. D. Maria I não era ignorante nem estúpida, era simplesmente uma mulher do seu século, foi alguém que assistiu ao fim de uma Era e ao nascimento de Outra. Foi educada para ser uma rainha ultracatólica num mundo cada vez mais “iluminado”, científico e industrializado. Por isso mesmo, os historiadores descrevem a sua vida com mais compaixão do que raiva.

Os livros podem ser diferentes, mas o leitor é sempre o mesmo. Dos três que sugerimos, nós acreditamos firmemente que pelo menos um despertará a vossa atenção.

Levem-nos, que as férias estão à porta.

Imagens retiradas de: https://www.wook.pt/

Sem comentários: