Hoje, a biblioteca da Escola Secundária de Serpa assistiu a uma sessão de apresentação do livro Olá, Helena!, da autoria do professor Carlos Azedo. Não usamos ainda a palavra “escritor” porque, segundo o autor citado, não só ainda é “aprendiz de escritor” como necessitará de “50 anos” para dominar a arte das palavras.
A sala estava cheia que nem um ovo: em jeito de conversa, o professor Ricardo Moreira falou da sua grande amizade com o professor Carlos Azedo, e o professor Pedro Moreira fez uma apresentação sucinta do livro. No fim, desafiou a audiência a detetar influências de outros escritores na prosa do autor citado. Seguiu-se então uma conversa muito íntima e humana entre o autor e a “plateia”.
Estiveram presentes as turmas 10º D, CEF, 12º A/B/C de Inglês, TGA e TCSD e todos estavam atentos, curiosos, colocaram várias questões. E -no espaço de uma hora – falou-se de tudo: falou-se de Fernando Pessoa, da democracia, do desejo da liberdade e do não conformismo. Falou-se do impulso da escrita, do que significa realmente a palavra “viajar”; falou-se do prazer de aprender sempre algo novo e, por fim, o autor esclareceu por que motivo as bicicletas são símbolos de liberdade, “de invasão pacífica”, para além do facto de – segundo a sua opinião - serem o melhor meio de transporte de todos.
Já dispomos de dois exemplares da obra citada, no nosso espaço. Apareçam por cá e requisitem-na. Não se irão arrepender.
Sem comentários:
Enviar um comentário