sexta-feira, outubro 13, 2023

Estante do Mês e Livros da Semana para o mês de outubro.

 


Como já é hábito, o início do ano letivo no nosso agrupamento de escolas tem sido muito diversificado e criativo, e a equipa da biblioteca escolar tem colaborado com muitos dos projetos e atividades que foram realizados na última semana do mês passado. Basta dar uma espreitadela na nossa newsletter de outubro para verificarmos precisamente isso!
Ora, uma das tradições da nossa equipa é começarmos a primeira estante do ano letivo com uma mensagem positiva: boa literatura, a importância da liberdade, a luta pelo ambiente, etc. Mas desta vez vamos fazer algo diferente, vamos começar o ano com toda uma seleção de livros dedicados ao alunos do 3º ciclo. E esta seleção já serviu para uma sessão de sugestão de obras logo no dia 2 de outubro, com a turma A do 7º ano com a professora Filipa Figueiredo (ver foto acima). Foi uma excelente maneira de ajudarmos os nossos “caloiros” a ter contacto com o espólio do nosso espaço. 
Os dois primeiros livros deste mês ainda têm um cheirinho de “Dia Europeu das Línguas”: a propósito da palestra Grécia, berço da Europa, que foi realizada na última semana de setembro, escolhemos a banda desenhada Gregos Baris, de Terry Deary e a Peregrinação de Fernão Mendes Pinto, adaptada por Aquilino Ribeiro. Estas duas edições revelam a importância da cultura Greco-romana, especialmente na época do Renascimento e dos Descobrimentos, que reabilitaram e reavivaram o valor dos pensamentos filosófico, Humanista e estético destas duas civilizações antigas. Foi esta fase que nos deus Os Lusíadas, é verdade, mas o que torna interessante A Peregrinação de Fernão Mendes Pinto é o facto de esta obra ainda hoje ser considerada “o Anti-Lusíadas” do povo português: por detrás do véu supostamente Humanista e Cristão, o que temos é o desejo do Poder e da Ganância. Como sempre. Aliás, o livro Gregos Baris mostra-nos mesmo, através da série História Horrível, como os antigos gregos não eram muito diferentes de nós: também eles queriam o Poder, e também eles eram gananciosos.

Continuando com a terceira semana, o livro Gosto, logo existo, de Isabel Meira e Bernardo P. Carvalho, está ligado à sessão Fake News- como detetá-las e evitá-las, realizada no dia 11 de outubro com a turma do 10º D. Esta edição é colorida, divertida, lê-se com prazer e ensina muito bem os alunos a evitar este grande flagelo da sociedade do século XXI. 
Por fim, o último livro da semana – Irmão Lobo, de Carla Maia de Almeida – conta a história de uma menina e do seu imenso amor pelo pai, um pai que – só mais tarde é que ela se irá apercebendo – rouba às tias, está sem dinheiro, falhou no casamento… e redime-se através de um gesto heroico.  De todos os livros que aconselhámos para este mês, este é o mais emocional, mais dramático e mais contemporâneo de todos.
Esperemos que as nossas escolhas sejam do vosso agrado, e cá estaremos para vos ajudar a descobrir o livro da vossa vida.

Todas as imagens das capas foram retiradas da livraria online Wook.


Sem comentários: