sexta-feira, março 10, 2023

Livro da Semana - História de um caracol que descobriu a importância da lentidão, de Luis Sepúlveda

 



Só o título já diz tudo, e capta a nossa atenção. Uma vez que a nossa estante deste mês está relacionada com o Dia Mundial da Felicidade - 20 de março, precisamente o 1º dia da primavera – não podíamos escolher uma obra literária que mais puxasse pela alegria de viver como este pequenino e deslumbrante conto para crianças dos 8 aos 80.

E numa época em que se fala cada vez mais do slow living, esta pequena história não podia ser mais contemporânea: esta é a aventura de um caracolzinho que, lentamente, sai devagarinho da sua zona de conforto, e começa a procurar a razão porque a sua espécie é tão lenta, não tem nomes próprios e vive sempre no mesmo lugar.

Histórias de animais que vão à procura do sentido da Vida são bastante comuns: Fernão Capelo Gaivota, O Tigre e o Acrobata e Firmin são uns dos muitos exemplos. Neste caso, Luis Sepúlveda, com a sua mestria para a palavra – sobretudo no que diz respeito a histórias para crianças – criou mais uma fábula moderna, que supostamente é para miúdos mas – no fundo – acaba também por ser para os graúdos.

Esta edição da Porto Editora é uma pequena joiazinha: está magistralmente ilustrada e a história lê-se de um fôlego, com prazer, em menos de duas horas. Para quem não gosta de ler, este é um livro ideal para levar para casa. Aliás, esta semana já foi requisitado, por isso vão ter que esperar para que seja devolvido.

Aguardamos a próxima fábula de Sepúlveda. E, quem sabe, poderá ser um lince a experienciar a importância da rapidez. Até lá, e só para aguçar o apetite, vejam o booktrailer.

Imagem retirada do site wook.


Sem comentários: