segunda-feira, abril 04, 2022

Semana da Matemática na Biblioteca Escolar - EB1 de Vila Nova de São Bento

 

Na semana de 14 a 18 de março, no âmbito do dia Internacional da Matemática (14 de março), e aproveitando também a comemoração lição nº100 da disciplina de Matemática, a professora Carla Simões dinamizou a Semana de Matemática na Biblioteca Escolar, na EB1 de Vila Nova de São Bento. 



A professora acompanhou as diversas turmas que leciona ao espaço da BE, sempre com a duração de um tempo letivo de 45 minutos, no qual lhes deu a conhecer literatura diversa sobre a Matemática, desde livros infantis a livros para os mais crescidos pois, infelizmente, muitas vezes há a perceção que os livros presentes na BE não servem para as ciências exatas e que estes apenas serão úteis para as línguas ou as ciências sociais. Desconstruindo esta ideia, os alunos conheceram assim literatura diversa e para todas as idades sobre a Matemática.


Para além disso, os alunos conheceram também alguns jogos matemáticos que, tal como o nome indica, são uma forma lúdica e divertida de aprender e treinar capacidades como o cálculo mental. São jogos lúdicos, mas sérios, no sentido em que se treina e aprende, como o jogo do 24 ou muitos outros jogos que fazem parte do Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos. Finalmente, a professora apresentou ainda alguns vídeos sobre a Matemática, sobre assuntos como as curiosidades do pi, incluindo filmes e séries portuguesas.



Queremos agradecer à professora Carla Simões pela iniciativa e por a levar a cabo no nosso espaço, que é de toda a comunidade escolar. Até uma próxima, e boas leituras!





Sem comentários: