quinta-feira, dezembro 09, 2021

Livro da Semana - O Sal da Terra, de Miguel Real

 

Já que temos andado toda esta semana a falar de Direitos Humanos – uma boa parte graças ao Departamento de Ciências Sociais e Humanas – A equipa da nossa biblioteca escolar decidiu também celebrar o dia 10 de Dezembro, através de uma estante do mês e livros da semana, todos eles dedicados a este assunto. Ora, O Sal da Terra, de Miguel Real, é um romance que cai que nem uma luva, nesta nossa seleção de livros para este mês.

Há duas coisas muito interessantes a mencionar, no que diz respeito a este romance. Em primeiro lugar, cada capítulo foi escrito como se fosse um conto independente, onde se narra um episódio – verídico ou imaginário – da vida deste fascinante padre jesuíta. Com efeito, o leitor pode ler este livro de trás para a frente, abrindo no meio, começando na primeira página. No entanto, é um romance porque deve ser lido como um todo. Simplesmente, não importa o capítulo que serve de início para a viagem. Em segundo lugar, esta narrativa pertence a um ciclo de seis romances dedicados ao Império de Portugal no Brasil. Cinco já foram escritos e editados, falta o último. E O Sal da Terra é precisamente o primeiro volume desta longa saga.

Embora este livro esteja centrado na figura de António Vieira, este romance histórico é, acima de tudo, um olhar entre os portugueses do século XVII, a invasão dos holandeses, as inúmeras tribos índias, os escravos africanos capturados para o Brasil e o choque de culturas entre todas estas faces da Humanidade. Miguel Real é um professor de Filosofia, por isso mesmo as grandes questões humanas – quem sou? De onde vim? Para onde vou? – são extremamente importantes para ele. A personagem de Vieira torna-se, assim, uma figura catalisadora de todas estas perguntas que assombram a Humanidade.

 No entanto, Miguel Real é também um apaixonado pela História. Se olharem para a sua página na wikipedia, não é difícil constatar que a disciplina de História foi provavelmente a disciplina que ele mais adorou, enquanto andava na escola. É raro o livro que não se debruce sobre uma figura histórica ou um período importante para Portugal. Há, claro, exceções como, por exemplo, O Último Europeu, um romance que é, acima de tudo, uma obra literária do género de ficção científica. Porém, uma coisa é certa: os direitos humanos estão presentes em todos os seus romances e ensaios.

Surpreendente e magnífico, O Sal da Terra é uma obra para ler com atenção… e prazer.

Sem comentários: