sexta-feira, março 12, 2021

Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital nas Escolas


A Direção Geral da Educação está a promover uma série de eventos relacionados com o Desenvolvimento Digital das Escolas, eventos esses dirigidos essencialmente ao pessoal docente e que queremos divulgar:

Em primeiro lugar, dirigido a especialmente aos envolvidos/interessados nos planos de desenvolvimento digital das escolas: o EVENTO NACIONAL - PLANO DE AÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DIGITAL DAS ESCOLAS decorrerá hoje, 12 de março, pelas 16h: https://www.youtube.com/watch?v=1LaL9LR9xVs. O programa atualizado e mais informações estão disponíveis em: https://erte.dge.mec.pt/evento-nacional-desenvolvimento-digital-das-escolas. Os participantes poderão requerer um certificado de participação em https://docs.google.com/forms/d/1McFef8ILou-t35dtXX7Oqf98NkIoHyXDdrSOSjwTAo8/viewform?edit_requested=true


Ontem, quinta-feira, dia 11 de março, foi realizado o Webinar com o tema: “Saúde mental e qualidade de vida em ambiente de ensino digital” (gravação do webinar: https://www.youtube.com/watch?v=KOwNz6cNfT0) com o convidado Vítor Cotovio, Médico Psiquiatra e Psicoterapeuta.

No dia 18 o tema será: “Educação Pré-Escolar: reduzindo distâncias e alargando os ambientes de aprendizagem”, com a participação de Lúcia Santos, Arminda Almeida e Alzira Roso (emissão em direto: https://www.youtube.com/watch?v=mywa8q7UsuE).

E no dia 24 de março, será abordado o tema “Currículo, Pedagogia e Avaliação na Aprendizagem a Distância”, com intervenções de Eusébio André Machado, sobre Avaliação a Distância; Fernanda Candeias, sobre Avaliação Formativa Digital e Domingos Fernandes, sobre Articulações entre o Currículo e a Avaliação (o link para a emissão em direto será disponibilizado brevemente em: https://apoioescolas.dge.mec.pt/noticias/ciclo-de-webinars-reflexoes-e-praticas-ed)

Após a sua realização, todos os webinares referentes a este ciclo ficam disponíveis para visualização no espaço YouTube da DGE

em http://www.dge.mec.pt/noticias/ciclo-de-webinars-reflexoes-e-praticas-ed

No âmbito do Projeto MAIA realizou-se também um webinar intitulado “Ideias e Práticas para Melhorar as Aprendizagens, o Ensino e a Avaliação”, que se encontra disponível para visualização em https://www.youtube.com/watch?v=Sffl6JfNzc4.

Relembramos também que a Direção-Geral da Educação (DGE) se encontra a promover o curso de formação online “E@D nas Escolas", em formato MOOC (Massive Open Online Course). Com este curso, pretende-se suscitar a reflexão, a partilha de experiências e a divulgação de práticas desenvolvidas nas Escolas, no contexto da implementação dos planos de Ensino a Distância (E@D). O curso estará disponível até 7 de julho de 2021, correspondendo a um trabalho global de cerca de 15 horas. Inscrições ainda abertas e acesso ao curso em: https://www.nau.edu.pt/curso/ed-nas-escolas/


Recordamos ainda a iniciativa “Partilhas à Quarta”, promovida pelas equipas Laboratórios de Aprendizagem e eTwinning, com o objetivo de divulgar práticas inovadoras de ensino e de aprendizagem. As datas das próximas sessões são as seguintes:

• 28 de abril - 21h - Clubes de programação e Robótica + Clubes de informação e comunicação - Partilhas à Quarta (2020/2021) - Sessões | ERTE (mec.pt)

• 26 de maio - 21h - eTwinning e Laboratórios de Aprendizagem - Partilhas à Quarta (2020/2021) - Sessões | ERTE (mec.pt)

Estão também previstos Webinares na área da Cidadania e Desenvolvimento, em notícias e eventos.


Sem comentários: