segunda-feira, março 30, 2020

Explorando o Microsoft Teams 2


Aplicativo Squigl 

De todos os aplicativos que temos andado a experimentar, Squigl é uma prenda enviada do Céu: não só é excelente para todos os educadores que estão com excesso de trabalho – e precisam de criar material original muito depressa – como é perfeito para todos aqueles que não têm jeito literalmente nenhum para o mundo digital. Chega a ser ainda mais simples do que o Windows Movie Maker!
No século XXI, o lema de Sillicon Valley devia ser: “se precisa de tutorial, não presta”. Com efeito – e mais do que nunca! – os programas digitais têm que ser muitíssimo intuitivos, ao ponto de um utilizador não precisar de “partir brita” e perder tempo crucial da sua vida. Squigl segue este lema à risca: tudo o que precisamos de fazer é criar um “script” (texto), escolher colocar a nossa própria voz ou escolher vozes já definidas… e a magia começa. Todo o nosso texto é convertido em imagens animadas, e aqui temos um vídeo divertido à nossa disposição. Mais ainda: podemos também converter os nossos power points em vídeos animados.
Para finalizar, o Squigl também permite criar equipas/turmas e partilhar os nossos materiais com a comunidade escolar.
No entanto, encontrámos dois “senãos”:
1- É pago. Não é caro: apenas 5 dólares por mês (3.50 € até à data). Temos trinta dias para fazermos o que quisermos, portanto, um professor/aluno organizado pode criar materiais super interessantes e criativos durante as férias, e começar um ano letivo com recursos diversificados e originais, quase ao preço da uva mijona;
2- Não reconhece (ainda) a Língua Portuguesa. Nem sequer o Português do Brasil, por isso teremos que gravar a nossa própria voz nos vídeos. Isto é um “senão” muito grande, uma vez que nem todos gostam de ouvir a sua voz gravada. Por isso – para quem não quer fazer isto -, esta ferramenta de trabalho é por enquanto muito boa apenas para os professores de Inglês e Espanhol.
Concluindo! Vale a pena experimentar este aplicativo, nem que seja para diversificar os nossos materiais. Porém, uma coisa temos que admitir: a Microsoft Teams deve achar que os professores andam a nadar em dinheiro. Se tivéssemos que pagar 3 ou 4 aplicativos por mês, teríamos que desembolsar pelo menos 20-25€ do nosso salário. Uma estratégia: paguem uma aplicação por mês, usem-na o mais possível e passem para a próxima.
Vejam agora este pequeno vídeo, que só dura 30 segundos (sem legendas). Ficam logo com uma ideia de como os vossos vídeos irão ficar:

Sem comentários: