segunda-feira, junho 17, 2019

Balanço geral da palestra O Sol e a Humanidade


Balanço geral da palestra O Sol e a Humanidade
Já toda a nossa comunidade escolar sabe que a equipa da biblioteca escolar e centro de recursos costuma trabalhar lado a lado com os conteúdos programáticos de muitas disciplinas de qualquer ciclo. Ora, uma das ofertas da BECRE é realizar palestras ou workshops, a propósito de um determinado conteúdo que está a ser leccionado. Desta forma, já são vários os docentes que nos contactam e nos pedem para irmos à sala de aula deles e desenvolver um determinado tópico. Em outros casos, somos nós próprios quem sugerimos uma actividade a realizar em comum. Foi o caso da palestra O Sol e a Humanidade: O impacto do sol na nossa cultura, saúde e economia. Com efeito - e a propósito da exposição O tempo das flores – desenvolvemos várias actividades e palestras à volta deste tema, que nada mais é do que a chegada da Primavera… e do Sol. Esta sessão teve lugar na turma B do 10º ano, na disciplina de geografia (professora Elisabete Cardoso).
A reacção dos alunos foi de surpresa e muito interesse: poucos ouviram falar de uma coisa chamada “relógio biológico” – ou já não se lembravam – e muito poucos estavam a par do famoso “ciclo circadiano”, que já foi cientificamente comprovado por três cientistas, e foi graças à sua investigação que foram contemplados com o prémio Nobel da Medicina, no ano de 2017 (ver vídeo no fim deste artigo). Falou-se do conhecimento que os nossos antepassados já tinham deste ciclo; falou-se do sol como produtor de vitamina D e de occitocina, e do impacto que este tem no sono. Aliás, para sermos mais específicos, o tema do sol forçosamente teve que abarcar informações relacionadas com o sono, sonho, controlo de stress, produção de hormonas condutoras do bem-estar… e dos telemóveis. A turma foi muito participativa e não se cansou de fazer perguntas. Notou-se claramente que os alunos estavam muito curiosos e desejosos de saber mais. No entanto, precisávamos de informações mais detalhadas, e foi para isso mesmo que o nosso questionário - após a palestra - serviu. No total, foram 15 discentes que responderam às nossas questões.
Vamos então aos resultados: no que diz respeito à 1ª questão (Qual foi a informação mais importante que aprendeste, durante estas três aulas?), verificamos imediatamente que a informação que mais impacto teve nas turmas foi a “descoberta” do Ciclo Circadiano. Vários admitiram ficar surpresos com a importância do sol no dia-a-dia das nossas vidas. Quase todos os alunos deram mais do que uma informação. O interessante foi notarmos que o que permaneceu na memória deles foi a questão do sono e do ritmo interior que existe em cada um de nós. Apesar de terem sido colocadas muitas questões na sala de aula, a propósito do impacto negativo dos aparelhos eléctricos durante o sono, o que eles “fixaram” mesmo foi o ciclo circadiano.

QUESTÃO 1- Qual foi a informação mais importante que aprendeste, durante estas três aulas?
Aprendi que existe um relógio interior em cada um de nós/Aprendi que existe uma coisa chamada ciclo circadiano – 9 alunos
Aprendi que o sono é muito importante – 5 alunos
Aprendi que o sol é muito importante para a nossa saúde física e mental – 2 alunos



Continuando com a segunda questão (Dá a tua opinião sincera sobre esta atividade), foi um prazer verificar que todos os discentes que participaram gostaram da experiência. Mais ainda, a turma afirmou que a mesma foi enriquecedora e que adquiriram mais cultura geral. Estamos confiantes de que estes resultados são genuínos, pois o questionário era anónimo (mais uma vez, vários alunos deram mais do que uma informação):

QUESTÃO 2:  Dá a tua opinião sincera sobre esta atividade.
Foi muito Interessante e informativa – 9 alunos
Aumentou a minha cultura geral – 8 alunos
Foi enriquecedora  - 2 alunos


Chegámos finalmente à última questão (Gostarias que a equipa da biblioteca fizesse mais atividades com a tua turma? Porquê?). Todos afirmaram que sim, esta colaboração entre disciplinas e BECRE é para continuar. E deram várias razões para justificar a sua opinião (muitos deram mais do que uma resposta):
QUESTÃO 3 – Gostarias que a equipa da biblioteca fizesse mais atividades com a tua turma? Porquê?
Sim, aprender nunca é demais – 9 alunos
Sim, é informação extra que não aprendemos nas aulas – 5 alunos
Sim, alerta-nos para problemas reais na nossa sociedade – 1 aluno
Sim, fez-me refletir – 2 alunos
Olhando para este balanço, podemos afirmar que estamos contentes com o resultado final desta palestra, e queremos também agradecer a colaboração da professora Elisabete Cardoso.
Uma coisa é importante: TODOS os alunos desta turma querem continuar com estas actividades para o próximo ano letivo. Foi bom descobrir que alguns inclusivamente questionaram os seus hábitos de vida. Esperemos que esta sessão os tenha transformado, nem que seja para ficaram mais 5 minutos do seu dia a apanhar sol no boné!

Vídeo Euronews: Relógio Biológico vale prémio Nobel de Medicina (2017)


Imagens retiradas daqui, daqui e daqui .

Sem comentários: