quinta-feira, maio 04, 2017

Livro do Mês -O Gerânio, contos dispersos - Flannery O’Connor

Livro do Mês
O Gerânio, contos dispersos - Flannery O’Connor

          Contar uma história em poucas páginas é das coisas mais difíceis de se fazer. A tendência de um ser humano é a de exagerar na narrativa, decorar as personagens com
mil e um pormenores, inventar bastantes personagens, relatar peripécias paralelas… Mas sintetizar uma narrativa simplificando os pormenores, ao mesmo tempo em que a história não perde o seu brilho e a sua beleza é das tarefas mais difíceis para um escritor.
     São, de facto, poucos aqueles que conseguem dominar estar arte: Maupassant, Eça de Queirós, Vercors, estes são alguns exemplos que ficaram para a História da literatura.E Flannery O’Connor.
 Escritora dos Estados Unidos da América, o seu olhar sobre a discriminação racial, bem como outros preconceitos sociais – particularmente a discriminação que vem dos estados do Sul – gerou um impacto muito forte nas mentalidades dos anos 50 e 60, à semelhança de outras grandes obras como Não matem a cotovia e A cabana do pai Tomás. O Gerânio é uma das muitas histórias asfixiantes sobre o racismo: eis o caso de um homem branco, que não consegue ultrapassar a diferença de cor, ao ponto de se tornar perigoso para o vizinho do lado.
Fortes, brilhantes e, muitas vezes, depressivos, os contos de Flannery O’Connor não são para se ler quando estamos a passar por momentos mais tristes. No entanto, são uma leitura indispensável para tentarmos compreender a evolução do pensamento que teve lugar na era dos anos sessenta, bem como o seu impacto mundial na nossa sociedade atual.

          

Sem comentários: