quarta-feira, outubro 08, 2014

Estante do mês de Outubro: A minha vida dava um livro!

Estante do mês de Outubro
A minha vida dava um livro!





Estamos de volta! E uma vez que Outubro é o “Mês internacional das bibliotecas escolares”, desta vez decidimos fazer algo diferente: em vez de destacarmos as grandes obras literárias da Humanidade – algo que temos feito nestes últimos anos – optámos por dar relevância a experiências vividas na vida real – experiências essas que, mais tarde, deram origem à criação de um livro - ou até pensamentos soltos, muito pessoais e muito íntimos dos grandes autores da Literatura Nacional e Mundial. 
E para quem está interessado em encontrar o livro ideal para o “contrato de leitura”, não lhe faltarão escolhas! Gostas de histórias verdadeiras e exemplares? Então aconselhamos-te a ler relatos como O Diário de Anne Frank; Um amigo chamado Henry; Eu, Constance, Princesa da Antióquia; Fatwa; Cartas para Sam; Olha-me nos Olhos; A História Trágico-marítima; entre outros livros. 

Porém, se também aprecias cadernos diários e pensamentos dispersos, que tal dares uma espreitadela aos livros Relatório do Interior, de Paul Auster, Abraço, de José Luís Peixoto ou As Pequenas Memórias, de José Saramago? 


A diversidade não acaba por aqui: uma vez que estamos a valorizar experiências e opiniões pessoais, as crónicas e as cartas não podiam aqui faltar. Para quem aprecia, acima de tudo, o riso, nada como ler As Farpas, de Eça de Queirós ou as Novas Crónicas da Boca do Inferno, de Ricardo Araújo Pereira. No entanto, se preferes o lado mais sério da vida, então recomendamos-te Nós, os Portugueses, de Maria Filomena Mónica ou Livro de Crónicas de António Lobo Antunes. Finalmente, para quem gosta de ler romances cuja componente autobiográfica é muito forte, temos também como sugestões O Grande Gatsby, de F. Scott Fitzgerald, Cidade de Deus, de Paulo Lins ou O Menino no espelho, de Fernando Sabino.
Nas próximas semanas iremos também criar uma outra montra, desta vez dedicada à literatura dos géneros da fantasia e da ficção científica: é que o Halloween está à porta e há que celebrá-lo em grande!

Sem comentários: