terça-feira, maio 13, 2014

A Biblioteca mais fabulosa do mundo é portuguesa!!

A Biblioteca mais fabulosa do mundo é portuguesa!!

Pelo menos, essa é a opinião do site Bookriot. Aliás, este site também já tinha eleito a Livraria Lello como sendo também a mais bela do mundo. Pelos vistos, os responsáveis por esta página parecem conhecer bem Portugal, e têm sido muitas as opiniões de estrangeiros, vindos de todos os cantos do mundo, que têm corroborado os seus pontos de vista.
Dona de 36.000 volumes, muitos deles raros e magníficos – por exemplo, possui uma coleção de incunábulos (as primeiras obras impressas, que imitam os manuscritos) - este espaço de estudo e prazer não guarda apenas obras de literatura: desde composições musicais até tratados de medicina, desde obras dedicadas ao estudo da Botânica até manuscritos de filósofos, sem falarmos de saberes como a Matemática ou Direito Civil, a biblioteca chega a rivalizar, segundo a wikipedia, com a famosa abadia de Melk, na Áustria. Foi construída pelo arquiteto Manuel Caetano de Sousa, e é uma das muitas maravilhas do Convento de Mafra, que começou a ser construído no ano de 1717.
Apesar de nós portugueses nos sentirmos muito babados com a eleição, convém lembrar que o site bookriot… é apenas um site. No entanto, convém referir que, sempre que se fala em belas bibliotecas e livrarias em todo o mundo, a nossa querida Lello e a nossa querida Mafra fazem sempre parte do bolo das “dez mais” ou “vinte mais”.
Só mais uma pequena curiosidade: o segredo da preservação destes documentos antiquíssimos e ultra-valiosos não se deve a químicos caros, nem a detergentes, nem a condições de arejamento especiais. Deve-se, isso sim, à velhinha e muito prática mãe natureza, que dá a sua “mãozinha” através de uma espécie fascinante chamada… morcegos. Isso mesmo!: estes mamíferos fabulosos e – tristemente! – muito mal compreendidos, vagueiam pela noite, comendo insetos e ratos. Aliás, eles gostam tanto desta iguaria que chegam a comer, todos os dias, metade do seu peso! Desta forma, preservam materiais tão frágeis como o papel. No entanto, e ao contrário do que muitos sites dizem, os morcegos não estão presos em caixas, sendo soltos de manhã. Pelo contrário, andam soltos pela biblioteca há mais de duzentos anos e, pelos vistos, ninguém parece muito incomodado da sua companhia… (para saberes mais, vê este vídeo da rtp, dedicado à biblioteca de Mafra e aos seus morcegos, aliados de há muito tempo, e que a preservam.


Para aqueles que têm pavor destes “bichinhos”, aqui vai uma palavrita de consolo: a não ser que lá queiram dormir uma noite, esta espécie – como toda a gente já devia saber – é notívaga. Por isso, estes mamíferos fascinantes nunca são vistos pelos visitantes. Pela minha parte, adoraria vê-los: os morcegos, como todos os mamíferos, são muitíssimo inteligentes, afetivos, e é bastante fácil criarmos laços de amor com estes animais.
Está decidido: vou arrastar o meu colchão para a biblioteca de Mafra e viver ali para sempre!

Imagens retiradas daqui e daqui .

Sem comentários: