terça-feira, janeiro 31, 2012

Livro da Semana

 

Century, O Anel de Fogo, de P.D.Baccalario

clip_image001 Para já, comecemos pelas capas: são deliciosamente bonitas, elegantemente editadas e convidam logo os nossos olhos a pousar para a sinopse do livro. A série Century, composta por quatro volumes, é requintada e trata os seus leitores juvenis com o respeito que eles merecem: em vez de uma escrita parva, cheia de grandes pontos de exclamação, ou um design a rondar o infantil, os leitores do mundo da fantasia são convidados a pensar e a acompanhar com prazer estes quatro jovens que parecem ter muita coisa em comum, a começar pela data de nascimento (todos nasceram no dia 29 de Fevereiro) e a um “acidente” burocrático, que levou estes miúdos a partilhar o mesmo quarto num hotel em Roma.

Longe vão os tempos em que a escrita infanto-juvenil era olhada como uma espécie de literatura de segunda classe. Autores como Emilio Salgari ou a Condessa de Ségur eram vistos como “escrevinhadores” que entretinham os sonhos amalucados e selvagens de meninos e meninas, em fase de puberdade. A chegada triunfal de J. R. R. Tolkien, o mestre do Senhor dos Anéis, acabou de vez com o mito de que histórias de fadas, dragões ou forças mágicas são coisa de crianças. Hoje, o mundo da fantasia e do suspense agrada públicos que vão dos oito aos oitenta anos. Aliás, a famosa saga de Harry Potter foi (e ainda é) lida por um vasto exército de leitores que oscila entre os oito e os oitenta anos (a fã mais velha deste bruxo tinha, no ano de 2007, 97 anos!). Hoje, a literatura infanto-juvenil, quer seja uma literatura de fantasia ou realista, é estimada e respeitada, até porque, muitas vezes, é através destes livros que muitas crianças e jovens descobrem o prazer de ler.

clip_image003clip_image005clip_image007

Outra coisa positiva é repararmos que estes livros valorizam o melhor que os jovens têm para dar ao mundo: em vez dos putos mimados, agarrados à playstation e preguiçosos, as crianças e adolescentes são heróis inteligentes e manhosos que podem salvar o mundo. E qual é a criança que não se identifica com estas personagens tão otimistas??

A história parece simples, mas não é: de 100 em 100 anos, a Humanidade é posta à prova, e quatro crianças, para salvar o seu planeta, são selecionadas para preservar o mundo. Trata-se da velhinha e típica batalha entre o bem e o mal: as forças negras querem apoderar-se de um artefacto poderosíssimo – o anel de fogo – e as quatro forças da Natureza precisam de se defender. Estas quatro energias têm o seu centro em quatro cidades: Roma, Xangai, Paris e Nova Iorque. Como já adivinharam, cada um destes volumes estará dedicado a cada uma destas metrópoles.

Boa leitura, e viajem através das palavras!

Porque ler ainda hoje é a maneira mais barata de viajarmos.

Century, O anel de fogo – Booktrailer

Sem comentários: